AGÊNCIAS

AGÊNCIAS

DM9 é relançada com união de três agências pela Rede DDB

DM9 é relançada com união de três agências pela Rede DDB


13 de Junho de 2022

A Rede DDB divulgou o retorno da DM9 depois de um hiato de cerca de quatro anos.

A volta da agência acontece como resultado da fusão de três agências da rede que o Grupo ABC administra no Brasil.

Leia também: Leo Burnett TM é parceira de social always-on da Samsung

As agências envolvidas na fusão são a SunsetDDB, focada especialmente em publicidade, a TracyLocke, especialista em shopper marketing, e a Track, de CRM.

A nova DM9 terá a direção de três copresidentes que incluem Pipo Calazans na posição de CEO, Thomas Tagliaferro como COO e Icaro Doria como CCO, que voltou ao Brasil após sete anos nos EUA.

Até o momento, Pipo atuava como presidente da SunsetDDB e Thomas liderava a TracyLocke.

De acordo com os executivos, a movimentação foi planejada desde outubro de 2021, tendo como objetivo atender às expectativas do “novo normal”, com o consumidor se comportando de modo diferente.

Desse modo, a DM9 vai contar com uma estrutura integrada, onde os profissionais das agências que se fundiram vão operar em modelo de hubs, livres de amarras e tendo como prioridade a simplicidade e eficácia de processos através de mídia e dados, segundo os copresidentes.

“Essa DM9 nasce com uma nova missão: transformar interações ordinárias em experiências memoráveis entre marca e pessoas”, disse Pipo Calazans.

“Para que isso aconteça, a criatividade é o grande gatilho. Passamos por um momento em que discutimos muito os dados. O diferencial, hoje, não são os dados, mas como transformá-los em criatividade”, acrescenta.

A nova operação inclui um escritório reformulado na Vila Madalena, em São Paulo, abrangendo mais de 250 colaboradores, com o intuito de alcançar 50% de diversidade na equipe.

A DM9 vai trabalhar em parceria com a consultoria Indique Uma Preta, com o objetivo de contribuir nos processos de contratação e treinamento de equipes.

Conforme informado pelo COO, Thomas Tagliaferro, o modelo procura estabelecer sistemas que consigam funcionar segundo as novas relações do ecossistema publicitário.

“O que podemos prometer é mais eficácia em toda essa construção estratégica de campanhas e de jornada como um todo”, revela.

A DM9 vai com a recém-criada área de journey insights, além da nova estrutura com a intenção de acompanhar todos os pontos de contato da jornada do consumidor.

Os projetos da DM9 serão iniciados com clientes de vários setores, que já tinham sido atendidos pelas três agências que se fundiram, como Vigor, Claro, Stellantis, Ambev, Burger King, CarePlus, Pfizer e Johnson & Johnson.

Além disso, a DM9 também vai contar com as novas conquistas Centauro e Dasa. Os diretores têm a expectativa que, a logo prazo, as estratégias de new business com a qual a DM9 retorna ao mercado publicitário façam com que a operação dobre de tamanho em 2023.

Mas, A DM9 tem, principalmente, entre suas ambições, resgatar o protagonismo na indústria, além de se transformar em uma das agências mais criativas do Brasil.

Icaro Doria está integrado ao mercado internacional, principalmente ao norte-americano, durante mais de 20 anos de carreira. Segundo ele, os Estados Unidos estão, cada vez mais, procurando trabalhar nos moldes brasileiros em questão de criatividade.

“É muito difícil de ter essa espontaneidade dentro do mercado”, afirma, falando sobre as operações de agências e outras empresas do ecossistema publicitário nacional.

“Aqui, conseguimos o tempo inteiro moldar oportunidades, motivos para expandir, pensar o business de uma maneira diferente e é por isso que no Brasil temos tanta demanda”, conclui.

Em dezembro de 2018, a rede DDB, do grupo Omnicom, e o Grupo ABC, também sob o comando da holding norte-americana, realizaram a fusão das agências Sunset e DM9DDB.

Na época, SunsetDDB foi o nome escolhido para a marca, o que causou a saída de cena da marca DM9, uma das mais tradicionais da publicidade brasileira.

A DM9 nasceu em 1975, em Salvador, pelas mãos do publicitário Duda Mendonça, que morreu no ano passado.

Ele deu o nome da empresas com suas iniciais e o número 9. Em 1989, Nizan Guanaes e Guga Valente compraram a agência, tendo o banco Icatu como financiador e mudaram a sede da DM9 para São Paulo.

Tags: agencias dm9 melhores-da-semana rede-ddb live-marketing publicidade