Exposições

Uma análise sobre o setor de Feiras e Eventos


5 de Junho de 2020

1,2,3? Não…. 1,3,1… Qual a duração ideal de uma feira de negócios?

Muito já foi discutido sobre qual é a duração ideal de uma feira de negócios… Aqui vai a minha humilde opinião sobre este tema tão polêmico
Em primeiro lugar vem a relevância da marca e do setor. Conheço feiras de quase tudo Até de parafusos. Já imaginou visitar uma feira só de parafusos? Pois é existe….

Depois da relevância vem a data e o local. Durante o verão? Iniciando na 4ª feira depois do carnaval? Naquele pavilhão novinho que esta a 200km do aeroporto mais próximo? Todas estas decisões impactam na visibilidade e na rentabilidade de uma feira de negócios..
Mas o assunto hoje é a duração…

Os gestores de pavilhões, creio eu advogam por períodos mais longos obviamente…
Mas do ponto de vista de organizador qual é a relação de tempo ideal?

Eu já organizei eventos com os mais diversos tempos de realização e acredito que cada um teve a sua razão e momento. Mas em uma época de “New Normal “ quando a área de eventos e em especial a de Feiras de Negócios foi duramente impactada, porque não iniciamos uma discussão e análise mais profunda sobre estes elementos da organização de eventos?

Quanto tempo é necessário para se montar uma feira respeitando todas as regras de segurança existentes? Mas mais importante é quanto tempo os organizadores vão suportar que algumas empresas de cenografia continuem a produzir os stands das marcas no local ao invés de montar no local estruturas pré fabricadas em outros locais? Eficiência é tudo….
As vezes eu caminhava pelo pavilhão durante a montagem e ouvia o som da Makita….
Estão cortando madeira ao invés de estarem encaixando madeira. Simples assim…

Tres dias para montagem eu acho que carrega um custo muito alto para todos.
Mesmo com os pavilhões cobrando um valor diferenciado nos dias de montagem. Eficiência nas agendas dos pavilhões também vale na minha opinião.
Conseguiríamos montar a maioria das feiras de negócios em 1 dia? Se existissem regras e processos de montagem mais modernos tenho certeza que sim. Para que serve o piso elevado na maioria dos pavilhões modernos que temos hoje?
Vale a pena esta discussão ou o que “sempre foi feito assim” continua valendo?
ROI tem destas coisas…

Tres dias para realização eu acho bem viável, sabendo que se você for um bom editor de conteúdo e marcas dá para fazer em dois dias. Concorda? Alguns eventos precisam de mais tempo de realização mas são minoria na minha opinião! ROI pensa nessas coisas também…

E a desmontagem de eventos então? Ai a vergonha é ainda maior…
Esta mais para Destruição do que para desmontagem… Reciclagem???

Roi ama estas coisas… Uma minoria infelizmente consegue afirmar que esta preocupada com isso.

Em um setor tão impactado pela recente crise não repensar todos os pilares é um desperdício de inteligência. Duração , ou locação de espaços, é um dos maiores custos que os organizadores assumem ao elaborar um evento. ROI não é uma foto , é um filme!

Tags: Feiras de Negócios | artigo | exposições | eventos | P.O Almeida