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As experiências imersivas: A vez das Big Techs

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4 de Maio de 2022

Eventos são encontros de comunidades. Eventos são os interconectores entre os membros de uma comunidade. No passado as comunidades se encontravam majoritariamente em ações presenciais. No pós pandemia a tecnologia está ampliando estas possibilidades e acessos remotos e virtuais já são uma realidade para o setor de eventos. 

Já falei aqui que isso é a aplicação da dicotomia CONVIVÊNCIA X CONVENIÊNCIA. Não tem volta! Futuro é híbrido!!

Porém, saber se relacionar ao vivo (Face to Face ou F2F) é uma arte que exige planejamento e excelência na execução. Estratégias de experiências IMERSIVAS estão sendo executadas por diversas marcas. 
O face to face é uma das ferramentas mais poderosas para fortalecer alicerces como segurança, confiabilidade e experimentação. O número de ações  aqui no Brasil e no exterior está crescendo de forma a reforçar esta tendência a cada dia que passa. Veja o GEXPERIENCE da REDE GLOBO no shopping market place, por exemplo>
Vamos ver alguns exemplos no setor das BIG TECHS  :

Amazon é a maior varejista do mundo comprou uma cadeia de supermercados em 2017 (Whole Foods) e recentemente lançou pequenas lojas de bairros (sem checks outs) vendendo conveniências. Agora vão lançar tipo minilojas de departamentos (Lembra? Elas existiam!). Querem gerar experimentação e apoio as lojas virtuais. Um complemento híbrido!

Apple sempre manteve aberta as Apple Stores com os sensacionais Genius bar (se você já esteve em uma loja sabe o que eu estou falando), que é uma expansão do customer service, porém com um foco em atuar em formato imersivo e participativo!


Agora a META anunciou a criação da sua 1ª loja física que será aberta na Califórnia ao lado do seu REALITY LABS (a “fábrica” de desenvolvimento do METAVERSO). 

Nesta loja vão demonstrar e vender os óculos QUEST (realidade virtual) e RAY BAN (realidade aumentada). Por ser ao lado da “fábrica do Metaverso” na cidade de Burligame / Califórnia será com certeza um local de experimentação e teste de produtos.  Trata-se de um a expansão do departamento de R&D imersivo!  

Agora pensa bem! Se os caras que dominam o mundo digital estão lançando operações físicas deve existir uma estratégia enorme por trás destas ações. 
Não estão brincando! 
O grande problema é e sempre será a escalabilidade e a localização. Estes são desafios que o varejo tradicional sempre teve ao desenvolver os seus negócios, então existe uma possibilidade de diversas alianças estratégicas neste sentido. 

Claramente o mundo digital está realizando uma ressignificação dos espaços físicos transformando em locais de experiências imersivas para gerar conexões emocionais e comerciais ao invés de só pensar em um ponto de venda como o varejo sempre pensou. 

O mundo munda e evolui, mas nós seres humanos continuamos sendo gregários e os CINCO SENTIDOS continuam sendo a nossa forma de interação com os ambientes físicos

E para deixar claro #eventospresenciaisforever  #colaboracaoéanossapraia  #eventossaoseguros

Tags: big-techs live-marketing experiencias-imersivas realidade-virtual realidade-aumentada melhores-da-semana