LIVE MARKETING

LIVE MARKETING

Eventos: Acaso ou Intencional?

Eventos: Acaso ou Intencional?

Este canal é patrocinado por
Este canal é patrocinado por
); ?>


31 de Maio de 2022

Eventos são encontros de comunidades. No passado recente as comunidades se encontravam majoritariamente em ações presenciais. Hoje já existem várias opções e formatos digitais e virtuais a disposição dos organizadores de eventos. Mas existe uma NOVA característica que diferencia os eventos PRESENCIAIS dos VIRTUAIS que é a INTENCIONALIDADE. Explico...

Pense em uma feira de negócios de qualquer setor (e existem feiras de negócios em qualquer setor da economia) No passado recente o grande fator de sucesso para os organizadores era divulgar o número total dos visitantes, sempre MAIOR que o número da última edição, ou uma fotografia dos corredores cheios de gente! 

E assim a vida foi sendo levada como muito sucesso por muitos e muitos anos. Mas os principais KPI´s de um evento com foco na geração de negócios não estavam sendo medidos ou divulgados. Um pena!  Os organizadores contavam que os negócios e as conexões aconteceriam ao ACASO e isso muda radicalmente neste novo cenário mais digitalizado.

ACASO – No dicionário “acontecimento casual, imprevisível, na eventualidade”, Ou seja, sem muita gestão. É torcer para que os compradores e vendedores se encontrem. OK ao definir uma data e local para a realização deste possível encontro das partes o organizador já está atuando na intencionalidade de que estes encontros realmente ocorram. Mas é muito pouco!

INTENCIONAL – No dicionário “ o que é feito de propósito, por querer, deliberado”, Ou seja, com a existência de gestão e ações para que os encontros ocorram. E quanto mais digitalizado for o meio ambiente mais fácil será de que esta intencionalidade realmente aconteça. Mas será que esta conscientização é geral ou ainda tem organizadores de eventos que pensam que a definição de DATA , um LOCAL e um TEMPOS&MOVIMENTOS são os únicos elementos  necessários para que um evento seja um sucesso??  Pensa nisso!

E esta visão pode ser aplicada em quase todos os tipos de eventos e não somente nas Feiras de Negócios como descrevi acima. Na minha visão essa é a grande diferença entre a atuação de um organizador de eventos “old school” e um designer de experiências atuando como um catalisador da comunidade ou grupo que ele representa. Esta é a “new school”! 

Em um evento virtual você definir uma data é mais relevante que um local. Espaço físico não importa. Mas além da data se não existir uma INTENCIONALIDADE (propósito se você preferir) não existem garantias que os desejados encontros vão ocorrer. 

Por isso a mudança de postura dos gestores de eventos é fundamental. Do ACASO a INTENCIONALIDADE essa é a mensagem.  E isso é uma questão de capacitação! Não é um problema sem solução!

E para deixar claro #eventospresenciaisforever  #colaboracaoéanossapraia  #eventossaoseguros e o Live Marketing não é para os fracos....

Tags: setor-de-eventos live-marketing