LIVE MARKETING

10 dicas para organizar o seu evento com sucesso


21 de Janeiro de 2021

Nós amamos listas, não é mesmo? Lista de premiações, lista de indicados, Top 10, 10 coisas para fazer antes de alguma coisa. Enfim, faz parte da natureza humana. 

Por mais que eu pesquisasse, não encontrei uma lista de dicas ou coisas mais importantes para se fazer quando você é um organizador de eventos. 

Fiz então a minha própria lista com dez dicas que você confere abaixo:

1) Tudo o que fazemos ao organizar é pensar nos participantes/convidados 

Eu acredito muito neste ponto. Muitas vezes vejo pessoas pensando em organizar o evento de acordo com as necessidades e vontades do dono da festa (afinal, na maioria das vezes é quem paga a conta!), mas na verdade, o sucesso se encontra em agradar aos máximo todos os convidados. 

2) Prepare-se física e mentalmente para o evento 

Quem trabalha com evento só relaxa ou descansa depois que tudo terminou. Durante o evento, todo mundo aproveitando, e você com o radinho no ouvido gerenciando tudo. Se não estiver em forma física e mental vai ficar muito mais difícil.

3) Tenha a postura correta 

Por estar trabalhando no evento, a sua postura é muito diferente de quem esta participando. Chegou de carro? Não pare na melhor vaga! Cerveja gelada? Não beba! Não grite! Seja educado com todo mundo. Mas se tiver “perrengue” não desista, o evento precisa de você !

4) Conheça a infra estrutura do local 

Esta é fundamental, e conhecer tudo mesmo, rotas de fuga, acesso as cozinhas, salas, aonde fica a caixa de luz. Pior coisa do mundo é não conhecer o terreno!

5) Não se esqueça de gerenciar as outras pessoas que estão trabalhando

Recepcionista matraca, segurança mal educado, manobrista que se acha o Nelson Piquet, garçom sem banho tomado, qualquer um faz parte da imagem e experiência do evento. Muito cuidado aqui. O último evento que eu gerenciei tinha mais de 5 mil “funcionários”. Se não der exemplo vira o caos!

6) Converse com estranhos: 

Para entender o drive do evento atual e aprimorar para os próximos a melhor forma de pesquisa é a conversa com estranhos. Educadamente, conseguimos obter muitas informações dos participantes que serão fundamentais no ciclo de planejamento dos próximos

7) Seja atencioso e flexível 

Quem coordena evento tem que estar a 220 e superconectado na execução, mas isso não significa que não existe espaço para aquela mudança de última hora ou ajudar alguma pessoa que esteja precisando. Deixe o mau humor em casa quando trabalhar com eventos.

8) Information is king 

Todo mundo espera uma resposta rápida e precisa do organizador. Tenha o roteiro impresso e na memória; todos os telefones de contato na agenda, contatos de pessoas-chave na ponta da língua. Pior coisa do mundo é organizador do evento que não sabe nada, nem  horários! 

9) Bom-senso é fundamental 

Trabalhar com eventos e se planejar por meses e na hora ter que tomar mil decisões que não estavam previstas. Usar o bom-senso é obrigatório! Pedir para todas as pessoas esperarem para sentar porque o horário de abertura é “Só às 20 horas!” não rola! Abra antes, sirva algo enquanto as pessoas esperam. Não deixe que a ansiedade das pessoas te atrapalhe.

10) Divirta-se

Se você trabalha com eventos é porque gosta de pessoas/relacionamentos, fugir da rotina (ou melhor, não ter rotina nunca!), decisões inesperadas, etc. Mantendo a postura e usando o bom-senso na tomada de decisão e certeza que você irá se divertir enquanto esta trabalhando. É uma diversão “intelectual” e não “ física”, mas fundamental para a sua saúde durante o trabalho.

A realização de eventos é uma das mais eficientes ferramentas de marketing. Hoje todos chamam o setor de live marketing que eu acho, traduz muito bem a atividade. 

Em tempos de crise, em tempos de prosperidade, em tempos de tudo digital... Em qualquer situação, as pessoas sempre terão a necessidade básica de se encontrarem para dividir experiências. 

É da natureza humana. Aproveite as minhas dicas e organize muitos eventos neste 2021. Bons eventos !

Tags: artigo | live-marketing | profissional-de-eventos | dicas-para-organizar-eventos