Eventos

Polêmica: Qual é o perfil ideal para comercializar um evento?

Ambos são setores que tem uma enorme necessidade de se utilizarem de relacionamentos comerciais baseados em confiança para se desenvolverem.

Perfil ideal… Quem pode comercializar eventos?
Eu já fiz várias vezes uma associação com o passado do vendedor de eventos sendo como um corretor de imóveis. Quase sempre quando fazia esta associação eu a utilizava de forma negativa para demonstrar tudo o que é errado ou antiquado. Aquele vendedor de feiras que anda com a planta do evento debaixo do braço e é a sua única ferramenta comercial… ah sim o stand a Rua Principal esta disponível… Voce pode escolher este stand aqui que eu garanto que terá trafego de visitantes…Não esta parede do seu vizinho não vai atrapalhar em nada a construção do seu stand. É era assim e aposto que tem muita gente com este perfil por ai….
Sabe aquele anúncio no Jornal dizendo que o prédio fica a “10 minutos do parque do Ibirapuera”? Pois é….mesmo espírito. Bom mas isso eu espero que seja o passado de todos já ou em muito em breve. O foco é o valor, o ROI , as conexões…não a localização !
Mas já que mencionei negativamente o setor de Real State como um exemplo deixa aqui eu fazer uma outra análise para tentar me redimir. A convite do meu amigo Peixoto Accyolli , CEO da RE/Max aqui no Brasil eu participei recentemente de um evento virtual aonde 5 mil corretores de imóveis de 35 países dividiram as suas experiências. Gente das Filipinas, Israel, Italia entre outros…Vamos lá no paralelo entre real state e o setor de feiras de negócios…
Ambos são setores que tem uma enorme necessidade de se utilizarem de relacionamentos comerciais baseados em confiança para se desenvolverem. Vendem promessas futuras !
Ao participar da feira X a sua empresa vai vender muito….
Ao morar no Bairro/Rua X você será muito feliz….
São ambos “Momentos da Verdade”…. Nos quais somente após a concretização dos fatos é que a empresa/pessoa terá certeza para afirmar que fez a decisão certa…Concorda?
No evento virtual da RE/MAX foi possível constatar que os mesmos desafios de um vendedor com foco em feiras de negócio e um corretor imobiliário estão exatamente no mesmo estágio de desafios em relação ao momento que estamos vivendo…. No mundo todo !
O foco maior esta na captação de clientes, agora de formato remoto, objetivando uma otimização do tempo/capital investido e na qualificação destes prospects…
Após esta captação o passo óbvio é que através de ferramentas tecnológicas (you name it!) vai existir um processo de tomada de decisão…
Visitas virtuais no caso dos corretores já são uma “nova normal”…
Mas e no caso dos vendedores de feiras? Ainda estão no estágio da argumentação pura?….
Como demonstrar o real valor ( ROI ) de uma atividade que vai acontecer no futuro e só tem KPI´s e percepções do evento do ano passado? Difícil né?
Antigamente os corretores de imóveis pegavam os seus veículos e levavam fisicamente os interessados em visitar fisicamente as opções….só depois das visitas é que existiam mais fatos concretos positivos e negativos sobre a provável negociação…Que desperdício de tempo…
Agora através de visitas virtuais a qualificação é muito melhor e a gestão de tempo então….
Mas vamos lá….Locação virtual tipo AirBnb já é uma realidade faz tempo….
Compra virtual sem um momento FACE TO FACE já é uma realidade?
Comprar um imóvel , participar de uma feira de negócios para várias pessoas e empresas são verdadeiros “momentos da verdade” como já mencionei… Será que mesmo com toda a tecnologia disponível a compra ou a participação em feiras será 100% virtual ?
Eu acho que em ambos os casos fica claro que o futuro será cada vez mais híbrido….
Não existe mais uma “nova normal” sem a utilização da tecnologia ….
Ambas são industrias de “ contato pessoal” fundamentadas pela confiança, E isso não mudará