Tech

Jellysmack reveja kit básico para criadores de vídeos

Criatividade e ferramentas são dois pontos essenciais que devem ser considerados na hora de se tornar um criador de conteúdo de vídeo.

Há dois pontos fundamentais que devem ser levados em conta na hora de virar um criador de conteúdo de vídeo: criatividade e ferramentas. A primeira é exclusiva do criador que, por meio daquilo que deseja comunicar, dá o tom ao vídeo, tornando-o divertido e interessante para os espectadores. 

Leia também: Como o formato de vídeo está re-impulsionando o Facebook

A segunda É mais relacionada à construção do conteúdo – e desta vez, a fórmula do sucesso depende da qualidade, duração e transmissão nas diferentes redes sociais. 

O-YouTube é a segunda página mais visitada do planeta. Hoje em dia, são mais de 2 bilhões de usuários ativos na plataforma por mês desde 2020, o que equivale a um terço de todos os usuários da Internet, e todos eles procuram conteúdos diferentes, autênticos e de alta qualidade. 

Sem falar que a rede se tornou uma fonte muito lucrativa de geração de receita. Assim, muitos novos criadores estão aparecendo todos os dias

, aumentando a concorrência no setor. 

“Considerando esse cenário, é importante ter um conjunto básico de ferramentas para começar a criar vídeos, crescer e se tornar o criador dos sonhos. Obviamente, ter um smartphone é o primeiro passo, mas com o tempo, será necessário melhorar aspectos de áudio e vídeo e, a médio prazo, fazer parte de programas de criadores como aqueles promovidos pela Jellysmack, com os quais podemos pegar o conteúdo feito, editá-lo e colocá-lo nas redes sociais mais estratégicas para aumentar o público e monetizar. Esse é o próximo passo na profissionalização dos criadores”, declarou Bruno Belardo, Head da Jellysmack para a América Latina

Com isso em mente, para começar a jornada de criação de vídeos, a startup fez uma lista de gadgets úteis e fáceis de obter.

  • Plano de fundo. Para dar identidade aos seus vídeos, é importante ter um background que o diferencie. Inclusive, para torná-lo mais único, você pode montar o seu próprio. Basta escolher a melhor cor e buscar papel antirreflexo. Da mesma forma, é possível usar tapeçaria auto adesiva, vinil de cor neutra para um fundo uniforme ou, para um orçamento otimizado, encontrar um fundo em algum lugar da sua casa ou até mesmo usar um lençol de cor neutra, passar com ferro e pendurá-lo na parede onde você deseja gravar.
  • Tripé. Ter um tripé para dar suporte ao seu celular enquanto você grava é essencial para criar seus vídeos com maior estabilidade. Ter as mãos livres o ajudará a ter mais confiança e você poderá gravar em diferentes posições e a uma distância maior. Um bastão de selfie também pode ser uma boa ferramenta para começar.
  • Ring light. Se você precisar controlar a iluminação em casa devido à falta de luz natural, um ring light pode ser a pedida certa. A ferramenta permitirá que você tenha uma estética definida e ajudará a melhorar sua aparência diante da câmera do seu celular, dando um toque mais profissional. E se você não tiver um ring light? Neste caso, você pode usar um abajur de mesa ou até mesmo a lanterna de outro celular para conseguir a iluminação adicional.
  • Microfone de lapela. A acústica é fundamental em qualquer vídeo. Se você não puder escutar bem ou o áudio estiver saturado, vai ser muito difícil criar um vídeo de sucesso. Hoje em dia, os sites de compras online têm em seu catálogo microfones acessíveis e muito úteis para iniciar seu caminho rumo à produção de vídeos digitais.
  • HD externo. Se você for criar muitos conteúdos, é necessário ter um HD externo para poder limpar e armazenar o material gravado e ter sempre um backup de todas as suas criações. Se você tiver um celular extra com espaço livre, melhor ainda.
  • Programas básicos de edição. É quase impossível gravar um vídeo de uma só vez. Além disso, para dar um toque aprimorado, é essencial adicionar algum efeito ou melhorar a imagem e o som digitalmente. Felizmente, existem softwares gratuitos e muito simples para dar aquele toque a mais nos seus conteúdos. Vale a pena pesquisar.

Vale ainda ter em conta que o formato do vídeo tem grandes vantagens no mundo digital, como gerar maior reconhecimento de marca, fazer com que as pessoas se lembrem mais deles e de seus protagonistas, além de dar melhor posicionamento nos buscadores e o uso deles nas redes sociais os tornar extremamente virais. 

Com isso em mente, empresas como a Jellysmack, startup global de criadores, trabalham para potencializar e ajudar criadores de conteúdo a se tornar multiplataforma e divulgar seus vídeos em várias redes sociais por meio do uso de tecnologia proprietária de análise de dados e edição. 

Da mesma maneira, através do Programa de Criadores e Programa de Licenciamento de Catálogo, os criadores podem aumentar seus ganhos e, dessa forma, investir no desenvolvimento de sua trajetória profissional. Com as ferramentas básicas da lista acima, é possível começar a criar conteúdos mais profissionais e competitivos e, se o seu conteúdo for original e divertido, terá as ferramentas necessárias para iniciar seu caminho como criador profissional.