LIVE MARKETING

Tendências 2022 no Marketing Digital para alavancar seu negócio


13 de Janeiro de 2022

*Vinícius Taddone

Você está preparado(a) para as tendências 2022? Vou contar um pouquinho o que está acontecendo por aí.

Não é novidade que o padrão de comportamento do consumidor muda o tempo todo. E desde 2020 quando estourou a pandemia, isso ficou ainda mais evidente, e com um cenário tão adverso e fora do comum, pudemos notar uma mudança mais ‘brusca’. E claro que no marketing digital não foi diferente… 

Além do padrão de comportamento, a necessidade do investimento de empreendedores em redes sociais também aumentou, visto que além de já ser uma tendência natural, as pessoas ficaram muito tempo sem sair de casa, somente consumindo conteúdo ou comprando produtos digitalmente.

Para você ter ideia, de acordo com levantamento realizado pelo Money Times, o ano de 2020 registrou a maior alta em negociações pela internet nos últimos 20 anos, com cerca de 47% de crescimento.

Leia também: Confira quais são as 5 tendências de brand experience para 2022

Com este aumento e a quantidade de informações e produtos na mão dos consumidores o tempo todo, existe uma necessidade de acompanhar tendências e de alguma forma conseguir se destacar. E isso é um desafio constante tanto para marcas, como criadores de conteúdo e até mesmo para o marketing. 

É preciso estar o tempo todo atento às novidades, acompanhar as mudanças e atualizações nas redes sociais, pesquisas de comportamento, novas ferramentas, formatos e tendências.

Desta forma, conseguindo proporcionar experiências relevantes ao consumidor. E é exatamente o que vou passar aqui para você! 

Dentre tantas mudanças, quais são as tendências para 2022? 

Vídeos 

Já é fato de que o uso de vídeos vem sendo tendência. Na pandemia, inclusive, pudemos assistir muitas lives de todos os tipos, enfatizando esta direção.

Segundo um estuda da Cisco, o consumo vídeo vai representar 82% de todo o tráfego na internet a partir de 2022.

Se falarmos de plataformas como Tiktok e Kwai que já são só focadas em vídeos, e estão super em alta, já podemos notar esta tendência.

Em contrapartida, em evento recente do Instagram (Creator Week Brasil), o head Adam Mosseri anunciou que a tendência vai ser mais focada em vídeos (os famosos reels), porém que não existe nenhuma intenção de acabar com as fotos e imagens!

Se você já ouviu isso, pode desapegar, pois, ele mesmo afirmou ser mito. Mas não deixe os vídeos de lado, pois eles estão dando muito mais visibilidade, isso é um fato. 

SEO
Quem entender de SEO vai ficar à frente! Com tanta informação e tanto produto à venda o tempo todo, saber se destacar e conseguir aparecer nas buscas, de forma orgânica, vai conseguir ser mais relevante!

Uma tendência do marketing digital para 2022 é não só conseguir se posicionar bem no ranking, mas conseguir aparecer nas perguntas frequentes do Google, que vai dar ainda mais destaque ao seu conteúdo, o tornando cada vez mais relevante e atraindo novos cliques.

Então, o tráfego qualificado para o site vai ser importante neste novo ano. 

Fontes de Dados

Também com o crescente consumo nas redes, é importante planejar e conseguir encaminhar seu conteúdo para o púbico certo.

Portanto, vai ser mais importante do que nunca conseguir fazer captação dos dados dos clientes (ou potenciais clientes), dos seguidores ou de quem consome seu conteúdo para conseguir ser mais “nichado” e assim entregar informações certas para as pessoas certas.

Use as pesquisas dos Stories. Crie também formulários de avaliação, como medir o NPS do seu serviço. Analise os resultados e utilize-os sabiamente com suas promoções. 

UGC
Mas para resumir, o UGC é considerado todo o conteúdo gerado pelos usuários daquela marca ou produto, seja ele através de vídeo, foto, texto, etc, de forma espontânea.

É uma estratégia muito utilizada no marketing digital para realmente entender o que os compradores pensam e falam. Desta forma, é como se os clientes participassem na criação do conteúdo.

E isso é muito valioso para o marketing digital, visto que além de ser um conteúdo relevante, o UGC também ativa o gatilho mental de aprovação social, que é quando uma pessoa decide em que acreditar ou como agir por meio da observação de outras pessoas. Mostra verdade, autoridade e confiabilidade. 

Marketing de Conteúdo
A produção de conteúdo tem sido muito importante para conseguir de forma clara comunicar o público-alvo da marca.

Está ficando para trás quem não tem blog ou redes sociais, visto que muitas pessoas inclusive usam das redes para fazer pesquisas e ter referências, e usar como fontes de informação. Este tópico nunca foi tão relevante!

Entrar na página do Instagram de uma marca de tênis, por exemplo, e ver um conteúdo falando sobre diferentes tênis para usar em diversas situações, criar cenários DIY (Do It Yourself -- Faça você mesmo) é uma super oportunidade de ser encontrado mais facilmente com os reels, e mostra que a marca sabe o que está vendendo e sabe o que está falando, que tem autoridade e é informada no assunto.

Não é só uma marca de tênis, é conteúdo informativo e relevante também! Através de um marketing de conteúdo estratégico, as oportunidades de negócio surgem com muito mais frequência, e garantem a relevância da marca. 

“Profissionalização” das plataformas de mídias sociais
Junto a esta ascensão de vídeo e quantidade de informações e conteúdo, as plataformas vão começar a dar mais destaques e ser mais criteriosas em relação a este conteúdo gerado, e vai ser preciso dar atenção ainda maior aos algoritmos.

Para conseguir ter mais destaque, a produção de conteúdo para redes sociais vai requer mais ‘profissionalização’ tanto na qualidade e produção dos vídeos e web design, quanto nos textos e copywriting.

O Instagram, por si só, há diversos algoritmos rodando de formas diferentes: Stories, Reels, Explorar e Post. Para saber o que usar e em qual momento usar, atrelado à frequência ideal, você pode se preparar ou consultar um especialista na área.

 Social Selling
Social selling ou venda social, também teve um destaque ainda maior desde o início da pandemia, e a tendência é continuar crescendo. Isso porque agora muitas redes sociais como LinkedIn, Twitter, Pinterest, TikTok, Facebook e Instagram já possuem esta ferramenta onde é possível fazer vendas através delas.

A estratégia vai desde o saber ouvir o cliente às atuais Live Shops. 

PARA FINALIZAR
Precisamos estar preparados para este ano, ele com certeza vai ser muito importante com toda a nova mudança de cenário que mais uma vez estamos sofrendo, em consequência da pandemia.

Não são só os profissionais de marketing digital que vão precisar se reinventar e estar atentos à todas as mudanças. Os empresários também precisam dar atenção a estes assuntos e se adaptarem para estarem por dentro do mercado e não ficarem para trás. 

Tags: Marketing | publicidade | marketing-digital | live-marketing | melhores-da-semana