LIVE MARKETING

Como se preparar para a volta dos eventos corporativos?


7 de Outubro de 2021

Os eventos corporativos, assim como as viagens a trabalho, foram muito prejudicados desde o início da pandemia do coronavírus. 

O setor de eventos, que segundo a União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (Ubrafe) movimentou mais de 2 mil eventos em 52 áreas da economia no Brasil, teve redução drástica.

Já o setor de turismo, segundo o Ministério do Turismo, calcula que foi o segundo mais afetado pela pandemia. Dados apresentados mostram que o volume de viagens a negócios despencou mais de 90% no segundo trimestre de 2020, no início da crise.

Com o avanço da vacinação e a volta das atividades, os eventos sociais, museus e feiras corporativas foram liberados para o público em São Paulo, seguindo todos os protocolos sanitários, no mês de agosto. 

O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do Ministério do Turismo, William França, disse que “O 'olho no olho' é muito mais positivo. O comportamento da realização de um negócio não vai deixar de existir.”, mas explicou que o processo de retomada total se estenderá, pelo menos, nos próximos dois anos, e que, mesmo depois disso, os eventos devem se preparar para uma nova realidade. 

Acredito então, que por mais que o cenário on-line tenha surgido com uma alternativa para a realização de eventos, o presencial não perderá forças e ainda ocorrerá de maneira mais intensa. 

Isso porque no ambiente virtual, o networking fica comprometido e a grande vantagem dos eventos corporativos é justamente essa. Mas para que essa volta aconteça de forma eficaz e não prejudique financeiramente as empresas, já que esses gastos ficaram fora do orçamento durante dois anos e o dinheiro destinado a isso foi utilizado para outros fins, é necessário que haja muita organização.  

Afinal, é preciso ter um controle minucioso sobre os custos e uma verba para esse tipo de atividade. Como é um cenário de incerteza, a transparência e uma boa gestão são os principais aliados do departamento financeiro das companhias.

Para aqueles que irão realizar o evento, os principais gastos ficam a cargo do aluguel do espaço, com infraestrutura – principalmente de segurança (como termômetros e testes de Covid-19), contratação de fornecedores e uma reserva de emergência, destinada a qualquer imprevisto. 

Este último é o que tem ganhado destaque nesse momento. Já os três primeiros irão servir para determinar a precificação do ingresso.

O controle desses gastos acontece sempre no momento de cotação e negociação. Hoje, o número de participantes é muito importante para a definição do orçamento do evento, afinal, isso pode mudar a qualquer instante. 

Com esses dados em mãos, é essencial ter um local de prestação de contas, que seja transparente, intuitivo e acessível a todos os envolvidos na realização para manter tudo bem gerenciado.

O uso de sistemas e tecnologias de ponta ajudam a descentralizar as informações. Isso porque eles permitem que mais de uma pessoa consiga adquirir os itens necessários para o evento e prestar contas de forma mais segura, seja por reembolso ou pelo custeio direto da conta da empresa com os cartões corporativos. 

A segurança se dá pelas alçadas de aprovação e conferência de políticas, já a transparência fica a cargo da alocação de despesas por centro de custos e a visão em tempo real de todos os gastos da companhia.

Além disso, contar com patrocinadores também é uma das melhores formas de diminuir o orçamento do evento e lidar com possíveis prejuízos. 

Para quem vai patrocinar, o controle é mais fácil, já que se trata de cotas fixas. Assim ele deve olhar o valor da cota versus o potencial de retorno desse evento, e então, a partir dessa projeção, decidir pelo patrocínio ou não. 

Por fim, vale ressaltar que a retomada das atividades na economia como um todo, está a pleno vapor. Mesmo assim, a tecnologia se manterá essencial para o funcionamento das companhias, servindo como aliada em ambientes híbridos ou totalmente físicos. 

Com ela, é possível proporcionar uma boa experiência aos colaboradores e para aqueles que visitarão o evento, trazendo um ambiente moderno e diferente.

Então, é cada vez mais importante estar preparado para o que está por vir no setor de turismo e ambiente corporativo.   

 

Foto: Reprodução.

Tags: artigo | eventos-corporativos | thiago-campaz