Experiência de Marca

Planejar ainda é necessário

Essa nova realidade nos deixa uma grande lição: Daqui para a frente, as mudanças serão ainda mais constantes.


O-ano de 2020 surpreendeu a todos. A pandemia revelou um cenário de tensão. As medidas de isolamento social adotadas para impedir o contágio do novo Coronavírus acabaram impactando muitos setores, especialmente o comércio. Foi preciso deixar de lado as tradições e se adaptar ao mercado.

Essa nova realidade nos deixa uma grande lição: Daqui para a frente, as mudanças serão ainda mais constantes. É frente às muitas dúvidas sobre o futuro que o planejamento se faz tão necessário para obter resultado e saber onde se quer chegar. 

Um bom planejamento pode ser visto como um grande aliado da empresa na tarefa difícil que é passar por uma crise econômica. Afinal, é por meio dele que se é possível realizar projeções dos desafios e, assim, evitar ao máximo sofrer grandes impactos.

Um-planejamento eficaz facilita entender como manter as atividades em funcionamento e crescer de maneira sustentável, principalmente no decorrer de uma crise econômica. Mas, e se novos acontecimentos mudarem todo o planejamento?

Um bom planejamento começa a partir do mapeamento da situação atual. Por isso, conheça bem o seu mercado de atuação, os hábitos dos seus clientes, e, principalmente, a concorrência. 

Separei algumas ações que podem contribuir para o seu planejamento, que vão desde longo a curto prazo:

Pesquisar: O profissional responsável pelo planejamento tem que estar sempre à procura de novas ideias e dados. Isso vai além de pesquisar na internet, é necessário viver a realidade dos consumidores, observar os seus gostos e quais produtos os satisfazem.

Otimizar e agilizar processos: A otimização de processos é importante porque ajuda a empresa a agilizar os processo e avaliar, pensando em formas melhores de realizar o trabalho. Possibilita a identificação e eliminação de erros e desperdícios, além de gerar mais agilidade para a execução dos projetos. Agilidade é um fator cada vez mais importante nas empresas. 

Planejar todas as ações: Além de traçar um planejamento anual, é preciso focar nas pequenas ações da marca. A cada campanha ou lançamento de um novo produto, faça um planejamento específico. Sim, mesmo com pandemia, o planejamento continua válido. Vimos uma aceleração do planejamento. Isto não significa mudá-lo completamente. As marcas que tinham uma agenda de transformação digital aceleraram os processos, pois as pessoas estão mais abertas a adotar novos hábitos.

Identifique possíveis cenários: Atentar-se a todos os fatores que estão acontecendo no mercado e as tendências da área para que consiga prever variações. Essa é uma prática relevante para a tomada de decisões corretas. Estudar constantemente tende a se tornar uma rotina.

As pessoas e empresas têm procurado entender as mudanças de comportamento e como se antever às futuras alterações. A essência do planejamento está relacionada ao ato de pensar, observar e analisar. Isso, tenho certeza, nunca deveremos deixar de fazer. 

Enquanto a sua marca estiver viva será preciso se preparar. O planejamento é a chave para uma boa execução.