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Entenda como o brand storytelling tem mudado as marcas


28 de Agosto de 2021

Todo mundo tem uma história para contar. Por meio dela conseguimos mostrar de onde viemos, quais são os nossos medos, sonhos e onde queremos chegar.

Essa narrativa é conhecida como storytelling pessoal, e, assim como nós, as marcas também têm histórias para compartilhar. 

Sua origem, lugares por onde passaram, funcionários que cruzaram o caminho e as dificuldades são os pontos centrais para a construção das conexões emocionais com seu público, e, hoje, a perspectiva do brand storytelling já se tornou uma das principais estratégias de branding

Como explicado anteriormente, o brand storytelling é a construção de uma história para comunicar a todos a identidade da marca. 

Ele engloba todas as definições da empresa, como propósito, valores, cultura, missão e personalidade. Vale comentar que todo passo dado diariamente também faz parte da construção dessa narrativa. 

Lembre-se, esse é o principal ponto de conexão e atração com seu público, pois não tem como contar uma história que não existe, então é essencial ser verdadeiro e autêntico neste momento. 

Essa estratégia tem feito com que as empresas prendam mais a atenção de seus consumidores, visto que eles estão cada vez mais dispersos por conta da quantidade de informações diárias. 

A nova geração já não quer mais consumir produtos de marcas que se interessam apenas pela venda, e, sim, daquelas que se comprometem com a sociedade e com o futuro do planeta. 

Diante disso, é necessário ter um propósito e valores que se conectem positivamente com as pessoas. Histórias que mexem com as emoções e ativam a memória afetiva, acionam gatilhos de empatia e geram identificação. Isso fará com que o cliente sinta a necessidade de adquirir com a marca e não apenas a vontade do produto especificamente. 

Existem diversas maneiras de colocá-la em prática, como por exemplo, algumas empresas utilizam vídeos institucionais ou posts de apresentação nas redes sociais. 

O que vale aqui é a criatividade, se faz sentido com sua essência e a interação que ela oferecerá para o público. Além disso, a história não precisa ser contada de forma linear, elementos como lançamento de um produto específico, criação do logo, cultura organizacional e gestão de pessoas podem revelar uma narrativa diferenciada, mas que faz toda a diferença na hora da construção e apresentação de quem é a marca. 

Por fim, acredito que, tanto para as pessoas quanto para as empresas, mostrar quem somos e no que acreditamos é essencial para nos cercamos de boas companhias. 

É isso que o público representa para as corporações, seja qual for o segmento. São eles que acreditam na nossa história, produto e fazem o nosso sucesso diário, então alimentarmos o propósito, contar a história e sermos autênticos pode ser um bom passo para a mudança dos negócios e de como vendemos. 

Temos muito o que acrescentar no mercado, esse é só o começo!

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