GERAL

Comunicação assertiva melhora relacionamento com clientes e colaboradores


3 de Novembro de 2021

Desde o início da pandemia, comunicar-se de forma clara é uma demanda cada vez mais importante no ambiente profissional, principalmente nesse modelo de trabalho remoto. 

Ser assertivo (no sentido amplo do termo) é indispensável para ter um bom relacionamento com os clientes e também para criar um ambiente de trabalho positivo, já que é capaz de minimizar e resolver conflitos, além de motivar a equipe e permitir uma busca eficiente de soluções benéficas para todo o time.

Comunicação assertiva é, sinteticamente, adotar um discurso eficiente, claro e objetivo, levando em consideração as dificuldades, necessidades, desejos e direitos de quem se expressa e de ouve ou lê a mensagem. 

Em outras palavras, assertividade tem muito a ver com empatia. Mesmo nas comunicações virtuais, é importante entender que existe uma ou muitas outras pessoas do outro lado, cada uma com suas histórias e frustrações e seus desafios. 

Ainda hoje, muitas práticas de gestão remota estão desalinhadas com o mundo virtual. Não podemos automatizar o que fazíamos no ambiente presencial.

Além disso, de acordo com a profissional, para que a assertividade seja possível, é preciso saber diferenciar os canais de comunicação. A comunicação assertiva está totalmente relacionada à forma de se expressar de acordo com o contexto e com o canal. 

Um e-mail é diferente de uma reunião, por exemplo. No primeiro, é possível ser apenas um transmissor de informação. Já durante as comunicações ao vivo, o ideal é criar um ambiente mais propício para o diálogo, mais aberto para as pessoas se expressarem, um espaço de escuta e não apenas de fala.

Estudos apontam que falhas na comunicação são responsáveis por boa parte dos problemas de execução nas empresas porque causam conflitos, desmotivam e estressam os colaboradores. 

A boa comunicação se baseia em três máximas importantes: seja assertivo, escute com empatia e se adeque ao contexto. Isso tem a ver com avaliar quem está envolvido na reunião, em qual momento ela acontece ou quanto de conteúdo cabe em uma mensagem. 

Além disso, precisamos nos escutar, saber qual é a nossa intenção quando enviamos uma mensagem ou ligamos para uma pessoa e cuidar das palavras para não cometermos excessos.

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