DIGITAL

5 passos para resultados no marketing digital


2 de Maio de 2021

Em 08 de maio, comemora-se o Dia do Profissional de Marketing, que está ainda mais em evidência desde o início da pandemia. 

A dinâmica dos negócios tiveram que ser alteradas, e, diante disso, o marketing digital se tornou uma das maiores tendências para o mercado de trabalho brasileiro. 

Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pelo Compre&Confie, em parceria com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), mostra que somente nos oito primeiros meses de 2020 o e-commerce brasileiro faturou 56,8% a mais comparado ao mesmo período de 2019.

Além disso, a expectativa da Ebit|Nielsen é que o e-commerce cresça 26% em 2021 e atinja um faturamento de R$110 milhões.

O marketing digital trouxe novas oportunidades de trabalho durante a pandemia. O isolamento trouxe junto a necessidade de muitas pessoas trabalharem em casa, além de buscarem uma forma de conseguir rendas extras. 

Nessa realidade atual, o marketing digital veio para ser uma solução para quem buscava novas alternativas e precisava se reinventar profissionalmente.

A pandemia trouxe um maior destaque para quem trabalha com um negócio digital, além disso, no mercado de trabalho atual, sempre há tempo para abrir um novo negócio on-line. 

O ano de 2021 traz a oportunidade de se reinventar profissionalmente em um novo mercado que pretende conquistar cada vez mais espaço nos próximos anos. 

O mercado digital revela a quem tem um trabalho consolidado e novos profissionais, a necessidade de se atualizar e reinventar constantemente.

Este mercado é uma ótima oportunidade para quem deseja criar um novo negócio, além de conseguir ganhar dinheiro em casa.

Pensando nisso, listo os principais passos para quem deseja alcançar o sucesso no marketing digital. Confira:

1. Siga um método comprovado: É importante escolher uma forma para ter resultados no marketing digital. Neste caso, as opções não são poucas. 

Quando falamos de formas para trabalhar no marketing digital, é pensar no que deseja conquistar e decidir entre as opções que este mercado oferece, como trabalhar com e-commerce, dropshipping, influência digital, ser um produtor ou afiliado. 

São diferentes formas que funcionam e dão resultado, mas é preciso que apenas um deles seja escolhido. Principalmente quando se está começando nesse meio, o foco em apenas um objetivo torna mais fácil conseguir resultados.

2. Dê o seu melhor: Quando se está em busca de conquistar um objetivo e obter resultados, é preciso que haja esforço e isso não se resume somente à área de marketing digital. 

Pode parecer clichê, mas não é difícil encontrar pessoas que acreditam que o trabalho no marketing digital é fácil e simples. É de extrema importância que as pessoas comecem a entender que, apesar de ser um trabalho que pode ser feito de casa e pela internet, nenhum resultado vai ser conquistado se a pessoa não der o seu melhor e se esforçar. 

Os resultados não são conquistados de uma hora para outra, é preciso trabalhar, deixar a preguiça de lado, fazer escolhas e gostar do que faz”, entende o especialista.

3. Tenha disciplina diária: Além de manter o foco e esforço sobre o trabalho que deve ser feito, uma das principais dicas é manter uma disciplina diária que não seja abalada facilmente. 

O que eu sempre digo é que é importante se alimentar e dormir bem, já que se a sua máquina física não funciona, o resto também não vai funcionar bem. Mas além disso, quando falo de disciplina, é a importância de estipular horários para trabalhar e não deixar o trabalho solto. 

Por exemplo, se você decide trabalhar das 19h às 21h, é preciso que isso seja seguido todos os dias e não mude facilmente por conta de coisas que podem ser feitas em outros momentos.

4. Tenha consistência: Um dos principais erros de quem deseja trabalhar na área de marketing digital, é não manter uma consistência diária no seu trabalho. 

Não importa os processos feitos, se não houver consistência, nada funciona. Além disso, manter a consistência é de extrema importância, principalmente no início dos negócios, que é sempre mais difícil. 

É importante entender que este é o primeiro passo para grandes coisas. Estar todos os dias trabalhando, construindo e empilhando seus conteúdos é uma forma de manter o público que já tem, além de conseguir atrair ainda mais pessoas e resultados para o seu negócio.

5. Faça até dar certo: Quando se inicia um trabalho e até mesmo depois de anos numa área, às vezes é preciso que as pessoas não desistam de um projeto no primeiro erro. 

Na aplicação das estratégias de marketing digital, é normal falhar uma, duas ou até três vezes. Por exemplo, às vezes a pessoa grava um vídeo, acha horrível e acaba apagando sem nem ao menos postar. 

É normal falhar algumas vezes e o ponto importante de fazer até dar certo, é não deixar com que essas pedras e barreiras no caminho te parem. Os obstáculos irão acontecer e devem ser superados, é assim que se faz uma pessoa que tem sucesso na vida e nos negócios.

Tags: dia-do-profissional-de-marketing | artigo | alex-vargas