DIGITAL

5 dicas para você construir sua marca no mundo on-line


23 de Maio de 2021

Para criar uma gestão eficiente de marca, é preciso entender que não importa o tamanho da sua marca, todas começaram pequenas e se tornaram gigantes, entre outros pontos, por trabalharem muito bem os seus pilares e essência. 

Marcas de destaque tem consistência no que fazem e constroem a marca diariamente. Confira abaixo cinco dicas para construir uma marca no mundo on-line:

1. Definir público

Definir quem é seu cliente é parte crucial para uma comunicação “empresa x consumidor”, ainda mais na internet, onde  mecanismos digitais ajudam a focar exatamente na persona. Para um bom posicionamento de marca, primeiro é preciso saber quem é o público. 

2. Contas comerciais 

Crie as contas comerciais de sua empresa inicialmente nas redes em que seu público esteja presente, como o Facebook, Instagram, LinkedIn ou YouTube, por exemplo. 

Mantenha um padrão de informações institucionais em todos os canais: Mesmo logo, mesmo nome fantasia, e-mail com domínio, telefone, endereço, etc. Tudo sempre igual. 

3. Criativos precisam ser criativos 

Sua empresa precisa ser criativa nos conteúdos para ter destaque no ambiente on-line. Curadoria de conteúdo: Busque nas ferramentas como Google Trends, e Google Ads, por exemplo, o que mais as pessoas estão buscando. 

  • Criação de conteúdo: Tenha um blog, faça artigos em texto e ensine o seu consumidor.  
  • Curadoria de conteúdo: Ajude seu seguidor e faça uma curadoria na internet, pesquise informações que o ajudem a entender melhor seu produto ou seus serviços. 
  • Humor: Se seu público aceita esse tipo de comunicação, aproveite-a para ter mais sucesso. 
  • Vídeos: YouTube é a segunda maior rede de pesquisa na internet, na frente do Facebook. 

3. Interaja o tempo todo 

Interaja com seu público, curta e responda todos os comentários que receber. Não tenha medo de ser um SAC, já que problemas acontecem. Tenha um atendimento rápido e tire a conversa do ambiente on-line, ou seja, peça um contato direto com a pessoa. 

4. Consistência 

Estabelecidas as redes sociais que você vai usar para construção de branding on-line e relacionamento, defina o padrão da comunicação. Crie um cronograma, por exemplo: Segunda-feira: imagem; Quarta-feira: vídeo; Sexta-feira: artigo no blog. O mais importante é a consistência: não adianta publicar tudo em um dia e ficar 10 dias sem publicar nada. 

5. Os 5 Ps de Branding 

Você pode usar a metodologia de 5Ps de Branding usada em parceria com Felipe Morais. São levantados por intermédio de pesquisas de imersão internas (dentro da empresa) e externas (mercado e públicos) mais de 60 pontos de marca, formando os 5 Ps. 

  • Promessa: Ações que não falam, mas provam que tudo o que a marca prometeu foi cumprido. 
  • Propósito: Entender por que que a marca existe, no que ela acredita, no que ela é diferente. 
  • Posicionamento: Existem metodologias, pesquisas e estudo para chegar em um “Just do it”. 
  • Percepção: Marcas não são o que dizem ser, são o que as pessoas acham que elas são. 
  • Pessoas: Por que as pessoas compram? Responda essa questão com pesquisas! 

Agora que você já sabe como otimizar o branding de sua empresa, implemente as mudanças da melhor forma! Não perca tempo, tenha ao seu lado a URL Business, agência especialista no assunto.     

 

Tags: artigo | redes-sociais | roberto-camargo