ESPORTES

VNL. O meio e a mensagem


5 de Julho de 2021

Terminou em 27 de junho a VNL. 

Foi com muita satisfação e surpresa que, ao sintonizar a tv para assistir as partidas da VOLLEYBALL NATIONS LEAGUE, me deparei com, se não a mais perfeita hoje em dia, uma das mais perfeitas imagens de um campeonato esportivo de seleções, promovido por uma federação internacional de esporte.

Todos os recursos de um espetáculo foram utilizados, de forma a abrilhantar o produto, um campeonato mundial promovido pela Federação Internacional de Voleibol.

A começar pela iluminação utilizada, que juntamente com os painéis de led transformaram a apresentação do jogo de forma a termos um show na telinha.

Tudo devidamente sincronizado, luz, som, imagem e efeitos. Perfeito. Exuberante.

Aí começa o jogo. De repente os boleiros sumiram, os enxugadores de quadra também, e os juízes de linha também não estavam mais em quadra.

Conseguiram colocar, no vídeo, uma imagem limpa. Completamente.         

Onde o foco são os jogos, os jogadores e as jogadas, sem que haja nada, extra quadra, para tirar a atenção de quem está assistindo.

A tecnologia da verificação das dúvidas do jogo, com os desafios, sendo definidos rapidamente.

Não existem mais as bolas rolando dentro da quadra, de um lado para o outro. Quando vai acontecer o saque, as bolas estão em um local próprio, um dispenser; são retiradas e voltam a jogo.

Com isso, se conseguiu, uma imagem de quadra focada no jogo, e muito bem preparada para as telinhas de tv ou de qualquer outro device, onde se pode acompanhar o espetáculo.

Uma imagem maravilhosa, onde não há qualquer movimento diferente ao das duas equipes; para atacar ou defender uma bola.                                                                   

A plasticidade de cada uma das jogadas passa a ter foco total.

Até o fabricante das bolas conseguiu acertar um design melhor, para as bolas em quadra.

Mas, percebam que o vôlei é um esporte que vem se modificando a cada ano que passa.

É muito importante; estas alterações sendo feitas sem qualquer prejuízo para o esporte, para nenhuma equipe ou confederação.

E sempre de olho na melhoria do produto, que é entregue ao amante do esporte.  

Outro ponto, que chama muito a atenção, é a coragem de realizar estas melhorias.

O fato de ter zero interferência no vídeo, o torna mais preparado para frequentar todo tipo de tela, o que naturalmente aumenta muito a quantidade de pessoas que podem consumir real time no esporte. 

Todos estes movimentos explicam certamente o crescimento da preferência pelo esporte voleibol, não só aqui no Brasil, mas em todo o mundo. E naturalmente, este crescimento aumenta, em muito, o interesse de patrocinadores.                                                                  

Trata-se de uma equação simples, pois não. 

Não podemos terminar apontando que a bolha construída em Rimini, Itália, com mais de mil pessoas envolvidas, não produziu nenhum caso de COVID 19. 

Esta, certamente a maior vitória, do grupo que esteve à frente da organização do grande campeonato.

Parabéns a FIVB pela organização, pela coragem de inovar, e pela segurança desenvolvida em protocolos, que certamente são a maior vitória de todos. E parabéns também aos EUA e ao Brasil, pelos títulos conquistados no feminino e no masculino respectivamente.

Tags: vnl | esportes | volleyball