Redes Sociais

Sobrevoando Marte

Helicóptero Ingenuity fotografa o rover Perseverance

De olho nas redes é a nova coluna comemorativa aos 15 anos da plataforma Promoview e aos 10 anos do Anuário Brasileiro de Live Marketing, assinada pelo seu fundador Julio Feijó. 

Meu caro leitor, este aqui está distante do nosso universo ( o do marketing, tá) mas eu não poderia deixar de postar e trazer aqui para minha coluna. Para pessoas como eu, um babyboomer,  que era criança mas lembra perfeitamente do dia da chegada na Lua, testemunhar digitalmente estas ações em Marte é…como se diz na gíria.. “coisa de outro mundo” 

Então vai vendo.

O helicóptero Ingenuity, da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) dos Estados Unidos, continua fazendo maravilhas em Marte.

O dispositivo, que é composto pelo potente chip Qualcomm Snapdragon 801 de 2014, fez história ao realizar o primeiro voo em solo marciano, durante um teste de 30 segundos.

Apos-o sucesso da empreitada, a NASA anunciou que manejaria voos mais audaciosos com o helicóptero, que chegou em território marciano acoplado ao rover Perseverance.

A interação entre os dois ganha hoje mais um capítulo interessantíssimo. O helicóptero conseguiu captar uma foto do rover em pleno ar, proporcionando uma nova visão da exploração robótica de outro mundo.

“Ei, ali sou eu! Nunca pensei que seria o objeto de outro fotógrafo em Marte. Ótima captura do time do #MarsHelicopter.”

O Perseverance pousou em uma grande cratera do planeta vermelho em fevereiro deste ano, quase sete meses após o lançamento. Desde então, diversas imagens e até mesmo áudio da atmosfera de Marte foram capturados com sucesso.

A fotografia do robô andarilho ocorreu durante o terceiro voo do Ingenuity em Marte, de fato o mais ambicioso até o momento. O dispositivo viajou muito mais rápido e distante, cobrindo uma distância total de cerca de 100 metros.

O helicóptero de 1,8kg estava a cerca de 85 metros de distância do Perseverance quando tirou a foto, voando a uma altitude de aproximadamente 5 metros. A engenhosidade é uma demonstração tecnológica projetada para mostrar que a exploração aérea é possível em Marte.

A-ultima vez em que um aparelho do tipo foi fotografado em solo marciano aconteceu em outubro de 1997. O rover científico Pathfinder, dentre inúmeras outras descobertas feitas no planeta vermelho, tirou uma foto do “colega” de missão, Sojourner, próximo à rocha marciana “Yogi”:

O Ingenuity não carrega instrumentos científicos, mas está abrindo o caminho para futuros helicópteros que podemreunir muito mais dados por conta própria e também servir como batedores para os rovers e pioneiros humanos no planeta vermelho.

A equipe de controle do aparelho pretende realizar mais dois voos antes do início de maio. E não haverá uma extensão desse período; o Perseverance, que tem documentado e apoiado o trabalho da Ingenuity, precisa começar a se concentrar em sua própria missão de caça e coleta de amostras de vida em breve.

As próximas empreitadas devem ser ainda mais complexas; o time da NASA quer ir até os limites do helicóptero. A expectativa é que o Ingenuity viaje por cerca de 600 metros em seu quinto e último vôo, se possível.