BRAND EXPERIENCE

O verão e as ações de live marketing


19 de Outubro de 2018

Ele está chegando! Com certeza, é nessa temporada que as marcas mais realizam ativações para chegar mais perto do seu público-alvo.

O verão, por si só, traz uma magia colorida. Ele remete a esportes, música, diversão, praia, e, principalmente, o lindo sol. A grande maioria das pessoas tira férias nessa época para poder aproveitar todo o encantamento que é propiciado nesse período.

O Promoview tem um canal exclusivo sobre Live Marketing. Clique e conheça!

Em função de todos esses atrativos, é que o verão é a data mais esperada pelas marcas para realizarem suas ações de live marketing.

Cada vez mais as áreas de marketing das empresas estão percebendo os benefícios do live marketing. O objetivo é envolver público e marca, utilizando os cinco sentidos, e, nada melhor do que o verão para conseguir essa união.

Ações de live marketing no verão

Durante o ano inteiro as ações promocionais ou de live marketing trazem diversos ganhos. No entanto, no verão elas são mais bem-vindas. Confira alguns pontos positivos de se ativar marca nessa época:

- Como é uma estação mais descontraída, as pessoas estão mais receptivas a experimentar.
- Sua marca ficará associada a um momento prazeroso.
- É uma boa época para demonstrar mais claramente sua preocupação com meio ambiente e sustentabilidade (com ações de limpeza na praia, por exemplo).
- Há uma diversidade de ações para promover a prática de esportes.
- Concentração de pessoas de vários lugares, ou seja, sua marca ficará na cabeça de pessoas de vários Estados (e de outros países!).

No entanto, apesar de todas essas vantagens, uma coisa não pode faltar quando o assunto é ação promocional ou de live marketing. Trata-se do planejamento.

Marcas devem possuir atitude e personalidade, proporcionar uma reflexão, e, claro, atender expectativas. Para planejar ações promocionais de verão, pegue seu orçamento e elabore uma estratégia pensando em:

- Qual o local de realização?
- Qual será o objetivo? (exemplos: ativação de marca, lançamento de produto, reforço da identidade);
- Qual público atingirá?
- Que conexão subjetiva a marca pretende fazer com o público? (neste item podem entrar ações de cunho institucional, educativo, ecológico, esportivo, etc.);
- Quais sentidos sua marca quer explorar?
- Serão dados brindes? (ações promocionais de verão podem explorar brindes como sacolas plásticas, viseiras, leques de papel, etc.).

A ideia é fazer com que o público engaje com a marca e crie conexão. Permitir uma interação e uma conexão entre ele e sua empresa. Algumas ideias são muito bem-vindas para ações de live marketing durante o verão. São elas:

Comentamos que o Live Marketing trabalha com experiências sensoriais, lembra?

- Corrida;
- Bar flutuante;
- Paredão de escalada;
- Quizz interativo;
- Mídias alternativas: Bikedoor, Eco-Táxi, Walkdoor, entre outras;
- Chuveirão na praia;
- Arena esportiva;
- Arrastão de limpeza na praia;
- Palco de atrações;
- Jogos;
- Food truck;
- Stand up paddle e surf;
- Distribuição de picolés.

A s opções são inúmeras. O que não pode faltar é criatividade na hora de realizar.

As ações de live marketing na prática

Se achou as ideias acima interessantes para ativar sua marca no verão, abaixo segue como algumas delas funcionam na prática:

- Arena: É um ambiente construído totalmente com intervenções da marca, valorizando seu negócio e atraindo o público.
- O que é preciso? Recreadores, demarcadores, windbanner, blimp, cama elástica, chute a gol infantil, frescobol, placar e pódio, etc.

- Arena radical: Seguindo o conceito de arena, mas trazendo opções mais “radicais” ou diferenciadas para todas as idades.
- O que é preciso? Arena na praia, parede de escalada, slackline, badminton, etc.

- Arrastão de limpeza na praia: Que tal reunir todo seu público para uma ação carregada de significado? Nesta modalidade, o foco está na conscientização da preservação do meio ambiente.
- O que é preciso? Organização, sacolas, voluntários, etc.

- Bar inflável: É um bar flutuante com distribuição de brindes para associação com a marca.
- O que é preciso? Estrutura, promotores, brindes, identidade visual, etc.

- Basquete: Um esporte é uma excelente maneira de reunir pessoas e formar vínculos. Vamos trazer o conceito de saúde para sua marca?
- O que é preciso? Estrutura, promotores, brindes, identidade visual, etc.

- Bikedoor: Sabe aquele passeio de bike que todos adoram fazer quando visitam um local diferente? Ofereça o serviço com bicicletas customizadas!
- O que é preciso? Promotor, bicicleta adaptada, identidade visual, EPIs, etc.

- Corrida: No verão, uma corridinha na areia pode motivar muitas pessoas! O tempo é favorável e o senso de competição consegue atrair consumidores.
- O que é preciso? Organização, prêmios, etc.

É preciso ressaltar que as ações de live marketing durante o verão envolvem desde criatividade, como uma arena radical e bar inflável, até movimentos mais simples e repletos de significados, como a limpeza na praia e esportes.

O fundamental é proporcionar aquilo que faz os olhos dos consumidores brilharem. Eles precisam ver o que está acontecendo e pensar “Quero participar também!”

E a dica principal para que tudo saia a contento, é contratar uma agência especializada em live marketing. No Promoview você encontra várias delas que realizam ações que ficam para sempre na memória do target.

 

Tags: artigo | julio-feijo | er-o