varejo

Qual seu principal cliente?


12 de Fevereiro de 2020

Cortella (o filósofo) fala que cansaço é o resultado do excesso de trabalho que dá certo, enquanto stress é o resultado do excesso de trabalho que emperra, não anda, ou não dá certo. Todos nós, invariavelmente, muitas vezes nos vemos cansados ou estressados. Faz parte do jogo que decidimos jogar.

Por muitos anos falei com muito orgulho que trabalho de 12 a 14 horas ao dia. Minha jornada de trabalho continua igual, mas agora o orgulho em falar dela se mistura com um “será que estar em casa tomando um vinho não seria mais interessante?”.

Atuo há 15 anos no mercado, e ouvi por aí que nesta fase costumamos repensar nossa convivência com o cansaço e o stress, já que aprendemos com as experiências passadas onde eles nos levam, ou não. Sei lá, mas acho que tem lógica. Pelo menos, pra mim sim.

Outro dia estive no meu terapeuta / coaching, e me ouvindo sobre o cansaço dos meus últimos meses, dos fins de semana de trabalho e das taças de vinho a menos, ele me perguntou qual o principal cliente da minha empresa.

Respondi de pronto. Falei que o mais importante é o que no momento mais precisa da gente. Ele então me olhou e disse: “errado. O maior cliente da sua empresa é você. É você como pessoa. Sem este cliente (no caso eu), os outros clientes todos sofrerão algum tipo de perda. Você, como empreendedor, perderia tudo.”

Ele me lembrou o quanto, para atender da melhor forma possível nossos clientes, às vezes esquecemos de nós mesmos, e o quanto isso a longo prazo pode ser fatal. Quantos não perderam a saúde pelo excesso de trabalho sem motivo?

Do dia desta conversa até hoje, na prática nada mudou em minha postura, mas sim nos meus planos. Voltei a planejar voltar a academia, a alimentação saudável, a meditação e ao tempo que tinha ao lado dos meus livros. Hoje estes são planos, mas em breve serão realidade.

Minha missão é, com esta nova realidade presente, trocar o trabalho em exagero de tempo pelo trabalho em exagero de qualidade. Afinal, comigo cada dia melhor, melhor atenderei aos meus demais clientes.

O que serve pra mim também é válido aos colaboradores da empresa. Desde então penso em como fazer com que os que vivem tão ocupados como eu se lembrem que eles são seus principais clientes. Assim, certamente, atenderão seus outros clientes ainda melhor.

E você? Qual seu principal cliente?

Confira a live completa sobre este artigo em nosso facebook. Se não estiver visualizando, clique aqui.

 

Tags: artigo | live-marketing | joão-riva