Experiência de Marca

Problemas de uma má comunicação

A comunicação deve orientar e ressaltar positivamente as diferenças e os atributos qualitativos.

No ambiente corporativo não há nada pior que uma comunicação deficiente, quase sempre sustentada em informações díspares e confusas, sem esquecer a eficiente (negativamente), da “rádio peão”.

Para que esses ruídos não aconteçam, os gestores devem estimular uma comunicação assertiva, pontual, uma comunicação focada na objetividade interativa, nos exemplos, organizando as informações para que sejam acessíveis para todo o mundo.

A comunicação deve orientar e ressaltar positivamente as diferenças, os atributos qualitativos, principalmente, na integração entre os colaboradores.

Porem, o processo somente é bem-sucedido quando a organização, num processo sistêmico, recebe, compreende e interpreta as mensagens, criando uma sinergia positiva, uma energia transformadora, que estimule comportamentos coletivos e uma interatividade social.

Voltando à comunicação motivacional, é fundamental avaliar as variáveis, a capacidade de dar e receber feedback, de influenciar no clima organizacional, de trabalhar medos e responsabilidades, principalmente, nos conflitos, na diversidade, na mudança da visão negativa, escutando e aprendendo com os erros.

Muito importante, a comunicação deve ser simples, direta, principalmente, saber como motivar, dialogar e interagir com a diversidade dos seus públicos e a capacidade transformações sociais.

É neste ponto que o fator motivação é fundamental para gerenciar a comunicação das organizações com seus diferentes públicos.

Importante: Todas as ações devem estar integradas conceitualmente, visando transmitir uma mensagem coerente, que induza a comportamentos motivadores, uma mensagem que crie conscientização no relacionamento e na produtividade.

Aqui ressalto a importância das histórias, das analogias e metáforas que valorizam a compreensão bem mais fácil de assimilar.    

Neste processo de comunicação, o importante é definir o posicionamento estratégico, e quais ferramentas que serão utilizadas, ou seja, os fatores positivos para o estabelecimento do mix de comunicação.

A comunicação motivacional é mais que uma estratégia, ela é a base para a construção de relacionamentos duradouros internos e externos, é o alimento da geração de valor nos relacionamentos, na vida pessoal e no clima corporativo.

Independentemente do tipo de ferramenta que venha a ser utilizada, a motivação é acentuada por meio de variáveis internas e externas, um fator comum a todos, influindo diretamente nas decisões comportamentais e relacionamento.

Quando a comunicação é implementada e posta em prática, todos os setores conversam, reduzindo falhas e melhorando a qualidade do relacionamento.