Experiência de Marca

Proporcionar experiência requer cuidado

Coy Freitas é diretor artístico a frente das maiores iniciativas de brand experience realizadas no Brasil

 O objetivo de qualquer marca é ser lembrada e comprada pelo consumidor, e entre as formas mais eficientes de se aproximar do cliente e fixar sua imagem de maneira positiva é oferecer a ele uma experiência inesquecível.
 
De acordo com pesquisas feitas nos últimos anos, investir em experiências aumenta substancialmente as chances de levar uma vida mais feliz.

 Entre os estudos recentes, encontra-se uma análise feita pelo professor Thomas Gilovich, da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos.

 A pesquisa, que mediu, durante três anos, a forma como consumidores se sentiram em relação a suas compras, em intervalos de tempo distintos, revela que o gasto com experiências causa uma sensação de felicidade mais intensa e duradoura.  or essa razão, muitas empresas estão investindo na experiência de marca ou marketing de entretenimento, que trabalha visando principalmente a experiência que o consumidor terá com a marca, produto ou serviço individualizado e personalizado.

A experimentação vai além por ser mais concreta: o público efetivamente degusta determinado item, experimenta-o de forma prática. Não fica só na abstração conceitual de vivenciar. É capaz de formar uma opinião após o entender e o analisar. O consumidor está cansado de fórmulas repetitivas e mais seletivo quanto às ações promocionais das marcas. Por isso, temos sempre que surpreender e inovar na hora de conquistar as pessoas.

Uma excelente maneira de ficar perto do alvo e torná-lo parte da marca, é através de um evento, e um festival de música é um dos formatos mais eficazes para atingir os dois objetivos.

Com a realização de um evento desta natureza, as marcas por trás não têm apenas a oportunidade de ter um importante nível de vendas, mas também têm a oportunidade de explorar plenamente seu patrocínio, isto é, estar presente em todos os momentos e ser facilmente identificados. pelos participantes através de ativações, stands, equipe, itens promocionais, entre outras estratégias que maximizam a presença da marca.

No entanto, existem ações que podem colocá-lo no centro das atenções de todos, mas não precisamente por pontos positivos, mas por fatores que afetam não só a execução do evento, mas também a imagem da marca.
Aproveito para citar alguns aspectos que uma marca deve evitar para não comprometer o sucesso de um festival de música, muito menos afetar sua imagem.

Ativações que não atraem : uma das estratégias que não podem faltar quando você é patrocinador são as ativações , uma vez que permitem que você tenha contato direto com o cliente e faça com que elas tenham uma experiência, mas se não tiverem um conceito e uma dinâmica bem definidos , nem um elemento visual atraente, o público dificilmente participará, e muito menos lembrá-lo

Pessoal mal treinado : dentro de um suporte, no local do evento ou como parte de uma ativação, é vital que haja uma equipe de funcionários treinados que possam orientar e informar o alvo sobre a atividade que ocorre em um determinado espaço Não importa o quão óbvia seja uma ativação, é necessário que o pessoal esteja familiarizado com a dinâmica e assim desperte o interesse dos assistentes e, portanto, o investimento não se torna uma despesa.

Obstrução de mídia ou trabalho de imprensa : quando uma marca faz um evento ou forma de patrocinador, o que procura é maximizar sua visibilidade e não ser apenas na boca do alvo, mas também na mídia, mas se o trabalho de Estes são prejudicados pela falta de organização dos responsáveis pelo evento e sem dar uma resposta válida, é provável que esta ação impede seu desempenho e, portanto, uma ótima cobertura de mídia que beneficie a marca.

Negligenciando o áudio e a iluminação : quando falamos sobre um festival de música e até mesmo para outros tipos de eventos, o áudio e a iluminação são essenciais para enriquecer a experiência do alvo, mas também para mostrar que a marca está comprometida com seu consumidor, oferecendo qualidade nesses dois elementos. Se isso não existir, a boa experiência enfraquece.

Ofereça informações com entusiasmo : as compras on-line tornam-se mais freqüentes para adquirir ingressos para um festival musical, o que leva a que certos documentos sejam solicitados a validar a compra e ao coletar o ingresso. Mas se as informações geradas quando um ingresso for comprado não coincidem com o que o cliente encontra na bilheteria, não só isso irá gerar inconvenientes no cliente, mas também pode levar a uma cobrança adicional por falta de documentação que não foi especificada desde o início, que afeta diretamente o bolso do alvo e também é um ponto negativo para a marca.

Comunicação fraca : a vantagem de ser patrocinador oficial e organizador de um evento é que você tem a possibilidade de comunicar e enviar mensagens da marca em todos os momentos, com diferentes estratégias, como a projeção de campanhas, os próximos eventos da marca ou ativações de qualidade. e com mensagens claras; No entanto, deixar tudo para a colocação de logotipos de grandes dimensões, não é a melhor decisão, nem a única que irá beneficiar o recall.

Deixe tudo para a Linha do festival : embora os assistentes de um festival de música tenham a experiência de estar na frente de suas bandas favoritas, nem tudo na organização de um evento desse tipo deve cair na linha, isto é, dizer , um festival de música vai além de apenas agrupamentos; É necessário que o patrocínio seja maximizado com a realização de outras ações BTL e, com isso, dar uma experiência ao alvo digno de ser lembrado, além de que no nível de marketing que não possui esse tipo de estratégias não é conveniente.

Falta de qualidade na marca de stands, áreas VIP e ativações : o investimento em BTL e o trabalho conjunto com agências são dois fatores que podem dar imagem boa ou ruim a uma marca. Tendo um suporte de baixa qualidade, uma área VIP pouco organizada com um design muito básico, ou estruturas de ativação muito simples podem prejudicar a reputação da empresa patrocinadora, e o alvo pode não ser capaz de vê-lo com prazer.

Falta de comunicação em redes sociais : hoje as redes sociais são uma importante vitrine para todas as marcas que você quer para continuar a gerar comunicação e interação com seu alvo, durante e depois de um evento, mas se este trabalho não é suportado, por exemplo, uma hashtag, convidando o assistente para compartilhar uma foto ou vídeo na rede social oficial do evento, vai ser complicado conversação em redes sociais é dada de forma eficiente.

Promoção para a competição : talvez inadvertidamente seja apresentada uma mensagem ou comunicação que promova a competição, uma vez que a intenção em si é dar publicidade a outro festival de música, mas mesmo sob esta premissa, o ideal é evitar o nome ou imagem da empresa que é competição direta aparece durante o evento, já que isso só beneficia a marca oposta.
Ser um patrocinador oficial, e também organizar um festival de música, é uma oportunidade para torná-lo inesquecível, mas não apenas para os artistas que realizam e para o show, mas também para o que a marca faz em termos de marketing .
Tendo um investimento considerável, é necessário que a empresa se concentre em atingir seu objetivo em todos os momentos, a partir de diferentes plataformas.