Experiência de Marca

#goodnews

Se "brand experience" não for sobre fazer a diferença, então é sobre o quê?

O #MTT (MondayToThank) de hoje vai para todas as #goodnews que você vai conhecer a seguir, para tantas outras que existem e para você que de alguma forma está fazendo alguma coisa em prol desta grande mudança no mundo. Leia tudo ou leia uma parte, consulte ou pule todas e leia só o final, mas saiba que aqui estamos falando só de “boas notícias” e quando você precisar de um antídoto para a negatividade, dê uma olhadinha aqui, pois poderá encontrar coisas boas e legais que estão sendo feitas, te alimentando e inspirando com ações positivas.

Estão listadas aqui mais de 150 ações, ativações e campanhas feitas por pessoas, grupos, marcas ou empresas. Elas são ON LIFE, ON LINE, ON LIVE ou simplesmente experiências que de alguma forma fazem a diferença e é isso que eu sintetizo ao final desta relação:

  • Accenture, juntamente com Facebook, FAESP, PagSeguro, SEBRAE, Senar e Vtex lança o Projeto “Pertinho de Casa” para incentivar o comércio mais próximo.
  • Suzano e Klabin fecham acordo para a produção de 6,5 ventiladores pulmonares.
  • StartUp brasileiras desenvolvem sistema que detecta febre a distância.
  • Menino de 11 anos faz crochê com velocidade inacreditável e doa para caridade.
  • IBM oferece tecnologias de IA para acelerar descoberta de tratamentos.
  • Maurício de Souza libera downloads de gibis históricos da Turma da Mônica.
  • Menino cria protetor de orelhas para máscaras e doa tudo para médicos e enfermeiros.
  • Coca-Cola cria fundo para comunidades de baixa renda e catadores de resídos.
  • Chefs do Mocotó e Fasano se unem para doar marmitas.
  • Apple e Google estão desenvolvendo um sistema de tracking do coronavirus para iOS e Android.
  • Profissionais de Holambra entregam flores aos profissionais do HC da Unicamp.
  • Professor caminha 8 km todos os dias para entregar refeições aos alunos carentes.
  • Projeção de filmes mudos em prédio vira atração em Salvador sob pandemia.
  • Eduardo Kobra faz campanha para ajudar moradores de rua e refugiados.
  • Dono de 18 edifícios perdoa aluguel de mais de 200 inquilinos para ajudá-los na crise.
  • Lindt doa 20 mil ovos de Páscoa a hospitais da Itália.
  • Cirque du Soleil vai fazer mais um show online gratuito.
  • Bill Gates está construindo fábricas para acelerar a produção de vacinas contra o vírus.
  • Youtube libera 14 canais infantil livres de publicidade.
  • Turma da Mônica libera gibis históricos para download na quarentena.
  • Instituto Renault fez a formação das mulheres da comunidade que trabalham no Projeto Casa da Costura para a produção de máscaras descartáveis.
  • Amazon constrói seu próprio laboratório de testes para o vírus.
  • Curry surpreende enfermeira com o uniforme dos Warriors no hospital e agradece em vídeo.
  • Dove cria uma nova versão de “Real Beauty” em homenagem aos profissionais da saúde.
  • Lollapaloloza Brasil lança série de lives “LollaBRemCasa”.
  • Empresa lança dispositivo que divide respirador entre 4 pessoas.
  • Gerando Falcões lança a campanha #Cestou, criada por Eco Moliterno.
  • Refugiados sírios doam marmitas de comida árabe a idosos em SP.
  • FNAC e Kobo disponibilizam mais de 260.000 audiobooks e ebooks gratuitos.
  • UNESP oferece 70 cursos online gratuitos.
  • Plataforma LGBTflix disponibiliza gratuitamente filmes sobre diversidade sexual.
  • Pixel Zaniz projeta mensagens em fachadas de prédios na Rua da Consolação.
  • Nestlé e Nespresso se unem à Stella Artois em apoio a restaurantes afetados pela pandemia.
  • Moradores de favela do Rio “arregaçam as mangas” e higienizam ruas por conta própria contra o vírus.
  • Montevidéuo distribui livros em cestas básicas para enfrentar isolamento.
  • Four Seasons NY hospeda sem custos equipes médicas que estão atuando contra o vírus.
  • Funcionários da equipe Mercedes de F1 criam aparelho respitarório mais eficiente.
  • Mais de 100 vacinas para o vírus estão em desenvolvimento.
  • Menino de 6 anos cria “caixa solidária” para ajudar a população de rua em Bauru.
  • Universal cria canal no Youtube para transmitir peças da Broadway de graça.
  • Apple produzirá um milhão de máscaras por semana para profissionais de saúde.
  • Agência TIF de Curitibia cria campanha para as pessoas ficarem em casa: “Transmita o Bem
  • Nike transforma tênis air em EPI para profissionais de saúde.
  • Nubank envia cadeira ergonômica para funcionários em home office.
  • U2 doa 10 milhões de Euros para ajudar Irlanda na luta contra o vírus.
  • Radiohead irá transmitir shows completos até o fim da quarentena.
  • OMS aponta Fiocruz como laboratório de referência nas Américas.
  • Ajude1freela cria movimento para ajudar profissionais.
  • Coletivo UX cria Projeto Máscara para Todos.
  • Hospital das Clínicas lança plataforma própria de captação de doações.
  • Médicos voluntários criam site para consultas gratuitas.
  • Netflix dá dicas das plataformas concorrentes para que as pessoas fiquem em casa.
  • Theatro Municipal tem noves sinfonias de Beethoven na web e free.
  • Fundação Bradesco oferece cursos online gratuitos e com certificado.
  • Mackenzie libera cursos gratuitos online durante a quarentena.
  • Gaia Cenografia lança Projeto Eventos&Vidas: um fundo solidário para a crise.
  • Lacta, Americanas e Uber Eats fecham parceria inédita para entregar ovos de Páscoa.
  • UNICEF lança campanha para ajudar as crianças e famílias mais vulneráveis.
  • Guaraná Antarctica transforma garrafas PET em máscaras do tipo face shield.
  • Heineken anuncia que não fará demissões em 2020.
  • Iniciativa no ABC comandada por Andre Cano, cria a campanha #borafazer #boraajudar.
  • NCI (Núcleo de Convivência com o Idoso) faz distribuição de cestas nas casas de idosos.
  • Ralph Lauren doa R$ 52 mi para o combate ao vírus e ao câncer.
  • Governo británico fez um apelo por voluntários e ganhou um exército.
  • “Padaria do Amor” em Goiânia, oferece pães de graça a pessoas que não têm como pagar.
  • Grupo de Planejamento cria uma Planilha de Banco de Vagas.
  • POPI e Casa de Vídeo criam vídeo para resgatar o orgulho do mercado de eventos.
  • AMBEV fabricará e doará 3 milhões de meascaras feitas com garrafas pet.
  • USP acelera teste de máscara com eficiência de até 97%.
  • USP cria ventilador pulmonar de baixo custo em tempo recorde.
  • Kolabe ajuda a encontrar trabalho remoto durante a crise.
  • USP de São Paulo cria câmara capaz de esterilizar EPIs para serem reutilizados.
  • Andrea Bocelli fará show online no domingo de Páscoa.
  • CEO do Twitter anuncia doaçnao de US$ 1 bi par combater o vírus.
  • Parceria entre Havaianas e Colgate-Palmolive distribui 100 mil kits de higiene e limpeza em comunidades.
  • Barilla faz tributo à resiliência italiana com narração de Sophia Loren.
  • Artesã de 93 anos fabrica máscaras para doar aos mais pobres em Mossoró.
  • Kicaldo doa 10 toneladas de alimentos a famílias afetadas pela crise em Barueri.
  • Universidade do Estado do Pará cria grupo que produz e distribui EPIs para profissionais da saúde.
  • Revista VortexMag ensina como fazer máscaras caseiras.
  • Paul McCartney, Elton John e Eddie Vedder cantarão em live beneficente: “One World Together at Home”.
  • Hilton and America Express donate US$ 1 MI em hospedagens para equipes médicas.
  • Nikon lança curso de fotografia gratuito.
  • Médico recicla tampinhas plásticas para alimentar crianças carentes.
  • Lady Gaga arrecada R$ 183 mi e anuncia festival online contra vírus.
  • Pernod Ricard cria hub de convivência digital para marcas.
  • Presidente de Israel conta histórias infantis ao vivo para crianças.
  • SENAC amplia acesso gratuito e libera 40 cursos de formação online.
  • Popó põe cinturão do boxe em leilão para comprar cestas básicas.
  • Grupo Ri Happy transforma todos os colaboradores em “revendedores digitais”.
  • Hotéis do Rio oferecem estadia de graça a idosos de comunidades carentes.
  • Trabalhadores se isolam em fábrica para continuar produzindo 50 mil máscaras/dia.
  • Altrus oferece consultoria em como pedir ajuda e doações.
  • Kopenhagen doa dois mil ovos de Páscoa a hospitais de Curitiba.
  • Fábrica de meias em Araraquara produz mais de 3.000 máscaras e doa à Santa Casa.
  • Donos de buffet distribuem quentinhas para moradores de rua no Rio.
  • Depois de produzir 20 mi de máscaras, Apple agora foca na fabricação de escudos faciais.
  • Agência OnzeVinteeUm cria campanhas para pequenos negócios atravessarem a crise.
  • BRF doa 50 milhões em alimentos e insumos médicos.
  • SXSW faz parceria com Amazom Prime Video para disponibilizar filmes do festival em streaming.
  • Bill Gates está financiando sete potenciais vacinas contra o vírus.
  • Liesa coordena ação com escolas de samba para a produção de máscaras para comunidades e aventais.
  • Natura e Avon se unem para prevenir violência doméstica durante a quarentena.
  • Homem mais rico do mundo doa 8% de sua fortuna contra o vírus.
  • Canção Nova envia 2.100 fardos de água a hospital de campanha em SP.
  • Servidores da UFSCar criam máscara 3D e consertam respiradores do SAMU.
  • Empresa israelense libera patentes de respirador em gesto de solidariedade.
  • A Scania está consrtando respiradores quebrados dos hospitais públicos.
  • Pe. Marcelo faz evento sem público, mas com fotos dos fieis coladas nas cadeiras.
  • Manchester United doará 30% dos salários ao sistema de saúde britânico.
  • Renata Quintela e seu Projeto “O que eu posso fazer por você agora” doa cestas para inúmeras regiões de SP.
  • Leonardo DiCaprio e Apple criam fundo para doar alimentos durante a pandemia.
  • Virgin EMI Records lança playlist gratuita: “Lock Down Live”.
  • Projeto Vinil 011 lança a série de playlists “Quarantine” no Spotfy.
  • Unilever cria soluções em escala global para ajudar as pessoas e doa 100 milhões de Ruros em produtos.
  • “Gerando Falcões” cria a campanha “Corona no Paredão. Fome não”.
  • Alle Cosméticos Profissionais cria campanha trocando ovos de páscoa por cestas básicas.
  • UNESP produz e fornece antisséptico grauito no interior de SP.
  • McDonald’s doa quase 1.000 refeições para profissionais de saúde em Curitiba.
  • Renault do Brasil e sua rede de concessionárias recuperam ambulâncias no Paraná.
  • Nestlé doa 500 toneladas de alimentos para ajudar na crise.
  • Empresários paranaenses produzem máscaras de proteção para equipes de saúde.
  • Voluntários do Recife montam fábrica de jalecos em TNT para suprir falta.
  • Big Brother Canadá é cancelado e prêmio será doado para vítimas da pandemia.
  • Jogador Tinga do Internacional cria um ônibus refeitório/biblioteca, entregando cerca de 200 marmitas para moradores de rua por dia.
  • USP disponibiliza mais de 3.000 livros grátis para download.
  • Moradores de rua de Curitiba ganham refeições de restaurante solidário.
  • Fruki doa 50.000 garrafas de água mineral para 20 hospitais.
  • Visualfarm lança a Rede Quarentena, com mega projeções em SP.
  • Músicos franceses isolados em suas casas, tocam Bolero de Ravel em live.
  • Nívea Brasil vai doar 110 toneladas de álcool gel e milhares de produtos em combate à pandemia.
  • Ypê vai doar 46 toneladas de sabão em barra para favelas do Rio e SP.
  • Líder religioso islâmico oferece almoço grauito aos necessitados.
  • Carlos Wizard constrói hospital de campanha para tratar o vírus.
  • Burger King cria serviço para que caminhoneiros da Espanha possam fazer seus pedidos de seus caminhões.
  • Lançada “Ação entre Amigos – Produtores de Eventos 2020” para arrecadar fundos em prol dos profissionais do mercado de eventos, com o sorteio de uma moto elétrica.
  • Ford, GE e 3M se unem para produzir ventiladores mecânicos e respiradores.
  • Voluntários penduram lanches em varal para ajudar moradores de rua de Limeira durante a pandemia.
  • Magazine Luiza doa 10 milhões de reais, fecha lojas sem demitir funcionários e zera frete de entregas pelo app.
  • Hering fabrica gratuitamente vestimentas e uniformes para hospitais.
  • Grupo Zaffari doa 10 milhões para saúde do RS.
  • Empresas da Xuxa doam 1 milhão de reais para o SUS e milhares de sabonetes para comunidades carentes.
  • Ortobom doa 3.000 colchões a leitos de hospitais.
  • Renner doa R$ 4.1 milhões a hospitais.
  • Decathlon doa todo o seu estoque de máscaras de proteção disponíveis no Brasil para hospitais.
  • Cacau Show doa R$ 1 milhão para compra de respiradores.
  • ClaroTV, Sky e Vivo libetram sinais dos seus canais para que as pessoas fiquem em casa.
  • Bradesco, Itaú e Santander compram 5 milhões de testes do vírus.
  • Itaú planeja doar 150 milhões de reais para infra-estrutura hospitalar.
  • Grendene doa R$ 40 mi para duplicação da emergência da Santa Casa de Porto Alegre.
  • Boticário doou 1.7 toneladas de álcool gel para a prefeitura de Curitibia.
  • Noknox lança a campanha “Vizinho do Bem”.
  • A Biocicla começa a fazer máscaras protetoras, utilizando costureiras de comunidades e ficando aberta para doações.
  • Entidades do mercado de eventos criam em conjunto a campanha “Adie, não cancele”.
  • Aluna cria máscaras transparentes para ajudar pessoas surdas na leitura labial.
  • Mocotó, Paola Carosella e mais chefs se unem para fazer marmitas grátis.
  • Mesa Solidária está fazendo mais de 1.000 marmitas em parceria com os freis franciscanos.
  • ONG de Poá distribui a famílias carentes cartões no valor de R$ 100 para compras em supermercados.
  • Festival de Jazz de Montreux libera mais de 50 shows para streaming.
  • Elon Musk anuncia respiradores gratuitos para hospitais do mundo todo.
  • Magazine Luiza dobra valor do auxílio-creche para funcionários.
  • Faber-Castell libera gratuitamente 17 cursos online de desenho e pintura.
  • Viva Lab Porto de Portugal transforma sua FabLab em linha de montagem de viseiras e óculos de proteção.
  • Meiúca divulga campanha “Não demita. Empreste”, buscando soluções para aproveitamento de profissionais ociosos nas empresas.

Sim, eu abri mão momentaneamente do meu projeto de fazer colunas menores e já explico que tirando o primeiro e últimos parágrafos, basicamente nada foi escrito por mim, eu só copilei essa ações. Elas são vivas, são on, são off e são live. Pode ser que algumas possam ser vistas com uma embalagem de marketing, outras podem ter sido oportunistas em um momento de oportunidades, tem outras ainda que podem mostrar apenas uma face do que autor é de verdade, mas ao meu ver e na sua maioria são verdadeiras como ação, existe ali um propósito e também há intenção (mesmo com uma busca de palco). Há um verdadeiro exercício “DOBEDOBEDO” que comentei na semana passada. Há também muito de “Earn, Learn and Serve” – já comentado aqui também – e onde chega um momento em que é importante que as empresas, entidades, governos, personalidades, produtos e serviços possam devolver ao próprio mercado um pouco daquilo que ganharam e aprenderam, servindo-os. É aqui que eu vejo claramente a moeda do futuro! 

E em um momento onde existe apenas um inimigo comum, nenhuma das ações deixa de ser importante como “goodnews” que são, trazendo ao menos uma notícia boa em meio de tantas pessimistas, mostrando algum ato voluntarioso e indo de encontro a nossa necessidade de nos alimentarmos de positividade e termos exemplos bons para fazermos algo também por nós, pelos nossos, pela nossa comunidade, ecossistema, mercado ou principalmente pelo nosso planeta. 

E é justamente de uma delas (da Meiúca – do Thiago Hassu) que vem a inspiração para a frase que fecha essa coluna, ou melhor: esse apanhado com algumas das inúmeras ações positivas que vêm acontecendo no mundo. É uma pequena adaptação da frase maravilhosa que eles possuem em sua sede, de autoria de Matheus Ferreira (Se design não for sobre fazer a diferença, é sobre o quê?), e ela sintetiza o mundo de oportunidades, experiências e o real chamamento que estamos tendo:

Se “Brand Experience” não for sobre fazer a diferença, então é sobre o quê?