TECNOLOGIA

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Por que as pessoas estão aderindo às assinaturas de celulares?

Por que as pessoas estão aderindo às assinaturas de celulares?


24 de Julho de 2023

Letícia Bufarah

Economia circular, facilidade na troca de um aparelho, acesso a modelos de última geração e serviços agregados com desconto estão entre as vantagens para quem adere às assinaturas de smartphones nos dias de hoje, ou em outras palavras, ao Phone as a Service

Já consolidada lá fora, a modalidade chegou em um país onde há mais celulares do que pessoas (são 242 milhões de smartphones em uso no Brasil, ou seja, mais de um aparelho por habitante, segundo a FGVcia) e caiu no gosto e no bolso dos consumidores que agora prezam muito mais pelo uso do serviço do que pela posse do produto. Não é por acaso que Netflix, Spotify e outros streamings e serviços que sucumbiram à recorrência seguem a todo vapor. 

Para se ter uma ideia do potencial, um levantamento on-line do Capterra, publicado no último trimestre de 2022, mostrou que 9 em cada 10 entrevistados (94%) possuem algum tipo de assinatura. Entenda os principais motivos dessa preferência: 

Flexibilidade no preço e no uso do aparelho 

Atualmente, quem opta pela assinatura de celulares pode escolher entre aparelhos novos e “como novos”. Os equipamentos renovados, ou “como novos”, correspondem a celulares ou eletrônicos usados, mas que passaram por um processo de renovação. Ou seja, ganharam sobrevida porque receberam peças novas e foram reconfigurados e remontados conforme os padrões de fábricas. Com isso, voltam a ter garantias e chegam ao consumidor com preços mais acessíveis. 

Ainda nesse modelo de negócio, ao final do período contratado, o consumidor tem a opção de renovar a assinatura e continuar com o mesmo aparelho, recebendo um desconto por isso, ou trocar por um modelo mais novo todo ano. E ainda, com maior tempo de fidelidade, pode formalizar a compra ou simplesmente cancelar a assinatura e devolver o dispositivo sem custos. 

Serviços agregados 

Algumas empresas ainda garantem seguros contra roubo e danos físicos já incluídos no valor da mensalidade e, ainda, um kit composto por película e capa protetora é enviado com o celular de forma gratuita. Vale ressaltar: o aluguel de smartphones, também muito evidenciado nos últimos tempos, não é o mesmo que aderir à assinatura de celulares. Enquanto o primeiro está relacionado apenas ao acesso ao produto (como no caso da locação de um imóvel), o segundo oferece, além do item, um combo de serviços agregados – proteção e acessórios (como a Airbnb, por exemplo, que além do imóvel, inclui na contratação mobiliário, internet, energia elétrica, água, gás etc.). 

Custo-benefício e acesso a aparelhos de ponta 

Independentemente do plano de assinatura escolhido, ao invés de pagar por um celular novo em parcelas que levariam um, dois, três anos ou mais enquanto o aparelho se desvaloriza, é possível ter em mãos um smartphone top de linha a um preço bem mais acessível, como o iPhone 12 Pro Max e o iPhone 13, por exemplo, que sairiam, por ano, pouco mais de 30% do valor total do produto. Sem levar em conta que não existe o trabalho de procurar revender o item, em busca de algum lucro. Além disso, a assinatura mensal não compromete o limite do cartão de crédito porque a cobrança da mensalidade é lançada de maneira recorrente (mês a mês). Já para aqueles que preferem a assinatura anual, o valor é reservado no limite e pode ser parcelado em até 12x sem juros, recebendo descontos adicionais nesta modalidade. 

Modelo de negócio sustentável: start para o consumo consciente 

O consumidor não é o único que sai ganhando com a assinatura de celulares: o meio ambiente também agradecem. Isso porque ao escolher esse modelo de negócio que privilegia a economia circular, é possível contribuir para reduzir o lixo eletrônico do mundo, que chegará a 74 milhões de toneladas em 2030, conforme os dados do Monitor Global de Lixo Eletrônico 2020, da ONU – quase o dobro dos índices atuais.

*Letícia Bufarah é head de Marketing da Leapfone, startup do segmento de Phone as A Service.

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