DIGITAL

Nada mais será como antes


15 de Dezembro de 2020

Em meus mais de 40 anos de experiência na área de tecnologia, nunca vi tanta transformação como no momento em que estamos vivendo agora. 

O digital já estava ocupando uma grande fatia do mercado de negócios, mas com a pandemia de Coronavírus, tornou-se impossível para as empresas sobreviverem sem estar presente no mundo virtual.

Foi o vírus que abriu os olhos das pessoas que o digital é um caminho sem volta. Não adianta esperar que as coisas voltem a ser como eram antes. Isso não vai acontecer. Pelo contrário! Daqui pra frente, tudo estará em constante mudança e inovação.

Costumo dizer que o marketing digital é tão complexo quanto o corpo humano. O site de uma empresa é seu coração, o ponto de partida, essencial para o funcionamento de tudo. E as veias representam as diversas ferramentas que temos à disposição. Cada uma delas com uma função, produzindo resultados diferentes. É preciso ter conhecimento para saber qual delas é ideal para o que se busca.

Com a necessidade e a urgência do digital, trazidas pela pandemia, muitas empresas saíram no desespero, investindo sem planejamento, nem estratégia. Afinal, todo mundo acha que sabe como fazer marketing. 

Basta ouvir dizer que o melhor é produzir conteúdo no Instagram, que todos os esforços vão para esse caminho, sem identificar se é a melhor ferramenta para o perfil da empresa, se é adequado para os objetivos que procura. E os resultados, muitas vezes, não aparecem.

Assim como as empresas contratam engenheiros para fazer uma obra em um prédio ou profissionais de Direito quando precisam resolver um problema jurídico, é fundamental contar com um especialista em marketing, para planejar seus investimentos na área digital. 

Só um especialista sabe, exatamente, como manter a saúde do seu site, suas redes sociais, seu e-commerce e como usar melhor as opções que esse mercado coloca à disposição. E que estão inovando a todo momento.

O digital tornou-se um caminho mais rápido e eficaz para a geração de negócios. Mas é preciso ver que ele não é apenas um canal para fazer contato com clientes. 

Por meio da estratégia correta, é possível reforçar sua marca, avaliar a concorrência, apresentar novos produtos e serviços, e, claro, aumentar o volume de negócios. Basta manter o coração pulsando e as veias trabalhando da melhor forma possível!

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