Veja o resumo da noticia
- A Prefeitura do Rio oficializou a renomeação do circuito de carnaval da Avenida Chile para "Circuito de Desfiles da Avenida Chile – Bira Presidente", em homenagem póstuma ao sambista Ubirany Castro da Silva, fundador do Cacique de Ramos e do Fundo de Quintal, falecido em junho de 2025.
- O circuito, que integra o calendário oficial da Riotur e recebe blocos tradicionais como Embaixadores da Folia e Bohemios de Irajá, tem trajeto definido entre a Avenida Almirante Barroso (concentração) e Rua do Lavradio (dispersão).
- A medida visa fortalecer a cultura do samba e o turismo carioca, com a Riotur destacando que ações de valorização cultural "impactam diretamente a imagem da cidade" e movimentam a cadeia produtiva do setor.
Rio de Janeiro - A Prefeitura do Rio de Janeiro instituiu, via decreto, a mudança do nome do tradicional circuito de carnaval na Avenida Chile. O trajeto, que faz parte do calendário oficial de eventos da Riotur, passa a se chamar “Circuito de Desfiles da Avenida Chile – Bira Presidente”. A medida foi publicada no Diário Oficial na segunda-feira, 18 de agosto.
A homenagem é dedicada a Ubirany Castro da Silva, o Bira Presidente, sambista e um dos fundadores do bloco Cacique de Ramos e do grupo Fundo de Quintal, que faleceu em junho deste ano, aos 88 anos. Segundo a Riotur, a mudança celebra a contribuição do artista para o samba e a cultura carioca, além de fortalecer a tradição do carnaval de rua da cidade.
Homenagem a Bira Presidente pode fortalecer exportação da cultura e turismo carioca
O circuito, que já recebe blocos como Embaixadores da Folia, Bohemios de Irajá e Bafo da Onça, tem sua concentração na Avenida Almirante Barroso, a partir da Rua México, e se dispersa na Rua do Lavradio.
“Mais do que uma homenagem, o circuito reafirma a importância de Bira Presidente como referência do samba e da cultura popular. Ele foi fundamental para consolidar a força do carnaval como uma das maiores expressões do Rio”, comenta Bernardo Fellows, presidente da Riotur.
“E cada ação que valoriza a cultura e amplia a programação oficial tem impacto direto na imagem da cidade, atraindo visitantes e movimentando a cadeia produtiva do turismo.”
Bernardo Fellows, Presidente da Riotur