Experiência de Marca

Biofach confirma 2.500 expositores na edição de 2012

BioFach acontece de 15 a 18 de fevereiro na Alemanha e traz profissionais renomados para debates sobre sustentabilidade.

A NürnbergMesse anuncia as novidades da principal feira de produtos orgânicos do mundo: a BioFach, que acontece de 15 a 18 de fevereiro de 2012, em Nuremberg, Alemanha. Estão confirmados 2.500 expositores que apresentarão diversas variedades do mundo orgânico em alimentos, setor têxtil, agrícola, enocultura, entre outros. São esperados 44 mil visitantes.

Biofach 2011.

Um dos temais centrais do evento de 2012 é a sustentabilidade nos âmbitos ecológico, social e econômico. A “onda verde” está na moda. Só na Alemanha são mais de 100 marcas dedicadas inteiramente à filosofia verde. O mercado movimenta U$ 543 milhões, de acordo com estudo realizado pela Fundação Morarka.

Segundo o Trend Study 2011, é crescente o número de consumidores decididos pela compra de produtos orgânicos em todo o mundo. Atualmente eles optam por produtos não só ecológicos, mas que também sejam fabricados em condições socialmente compatíveis. No segmento de vestuário, foram vendidos 2,6 milhões de itens em 2010, um crescimento de 29%. Do total de unidades, 15% são produzidos com algodão orgânico.

Vivaness

Durante a BioFach, os visitantes podem conferir também a Vivaness, onde estarão os lançamentos de cosméticos naturais e cuidados com o corpo, artigos de farmácia e bem-estar. Com eventos paralelos, a Vivaness é uma oportunidade para os profissionais trocarem ideias sobre novidades e tendências de mercado em sete fóruns que incluem temas como Sustentabilidade, Vinho, Peixes, Têxtil e Comércio Alemão, por exemplo. Participam dos debates alguns dos maiores especialistas de cada setor. Em 2011, mais de 8 mil profissionais visitaram os mais de 150 eventos na conferência paralela à BioFach. Visitantes de 131 países estiveram presentes.

Índia

Por ser a mais importante fonte de algodão orgânico do mundo e ainda um fornecedor reconhecido e com credibilidade no mercado de orgânicos, os produtos indianos serão uma tendência e vão cair no gosto dos consumidores. Isso deu à Índia um destaque especial no evento e, por isso, foi eleita país do Ano para uma edição em dezembro de 2012.

O consumo interno no país cresce de forma consistente, tanto que há cerca de 2 mil lojas comercializando produtos orgânicos e mais de 15 empresas, além de 1 mil itens no mercado indiano. A maior parte dos produtos indianos é exportada para a Europa (44%), depois Canadá (22%), EUA (19%) e Ásia (13%).

Biofach 2009.