Experiência de Marca

"Bike da Firma" quer substituir o vale-transporte

As empresas que adotarem a ideia também são beneficiadas com diversos prêmios ou bônus de acordo com a quantidade de quilômetros percorridos. Mas como calcular a distância pedalada?

Um dos maiores problemas das grandes cidades é o trânsito. A dificuldade na mobilidade urbana de São Paulo tem se tornado cada vez mais intolerável, brigas de trânsito e confusões nos metrôs e ônibus já fazem parte da rotina das pessoas.

Pensando nisso, a Agência Señores criou o projeto “Bike da Firma”: em vez de oferecer aos colaboradores o tradicional vale-transporte ou uma vaga de garagem, a agência decidiu disponibilizar bicicletas para a sua equipe.

As empresas que adotarem a ideia também são beneficiadas com diversos prêmios ou bônus de acordo com a quantidade de quilômetros percorridos. Mas como calcular a distância pedalada?

Bike da Firma

Primeiramente, todas as bicicletas são equipadas com um sensor capaz de enviar dados em tempo real ao software de um aplicativo desenvolvido para iPhones. Depois, basta que os adeptos preencham um cadastro que lhes permite conectar o dispositivo às bicicletas.

Dessa forma, o app capta informações e mantém o site atualizado de modo instantâneo no decorrer da pedalada. O domínio www.bikedafirma.com disponibiliza um ranking com informações das distâncias, total e individual, percorridas pelos participantes e que pode ser acessado por qualquer visitante, já que uma das propostas principais é espalhar a ideia.

Bike da Firma

Os participantes também podem interagir entre si por meio de estímulos e desafios eletrônicos via Twitter, enviados aos que estão pedalando naquele momento. O bikedafirma.com contabiliza diversos dados e exibe informações como quantidade de CO2 que se deixou de emitir, calorias queimadas e gasolina poupada.

Em 20/01, o Señores inaugurou o projeto com uma campanha na qual serão percorridos 1.000 km, e, para cada 100 km pedalados, uma meta parcial será atingida, concedendo o direito a um prêmio. Entre as empresas que já se aliaram à causa estão: Tecnisa, Studio Antfood e Vicente Negrão.

Os prêmios podem ser desfrutados individual ou coletivamente e vão desde uma “chopada”, uma sessão de massagem ou uma aula experimental de arquearia até vouchers que podem ser trocados por livros na Mercearia São Pedro.

Após o término da campanha, quando forem atingidos os 1.000 km, o Bike da Firma estará disponível para empresas interessadas.

Por uma taxa mensal paga pela empresa, a agência fornecerá o aluguel das bicicletas customizadas, além de disponibilizar o site e o aplicativo para que os prêmios e as distâncias percorridas sejam gerenciados internamente pelas próprias empresas. Todas as bicicletas são dobráveis, eletricamente motorizadas e contam ainda com três marchas.

A proposta principal da agência é aliar entretenimento e utilidade, prevendo um novo modelo de negócio que não seja baseado na compra de mídia, mas com produtos lucrativos e sustentáveis.