Experiência de Marca

Bienal ganha as ruas de Curitiba

Completando 20 anos em 2013, o evento apresenta obras de 150 artistas de cinco continentes em mais de cem espaços da cidade, que não ficaram restritos às galerias de arte e museus.

Os números da Bienal Internacional de Curitiba, que teve início no dia 31/08, e vai até 1º/12, não são nada modestos.

Completando 20 anos em 2013, o evento apresenta obras de 150 artistas de cinco continentes em mais de cem espaços da cidade, que não ficaram restritos às galerias de arte e museus: este ano, a arte que vai para as ruas foi prioridade para os organizadores, que deram atenção especial às ações que ganham o espaço urbano.

A Bienal de Curitiba está completando 20 anos (Foto: Divulgação).

Nesta edição, realizada pela Prefeitura, a Fundação Cultural de Curitiba e o Banco Itaú, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a arte urbana e as performances artísticas têm destaque.

Segundo os organizadores, além de estarem cada vez mais fortes e presentes no cenário internacional, elas oferecem contato direto e imediato com a comunidade. As obras de rua ainda ajudam a cumprir o papel de deixar heranças mais duradouras, ampliando sua ação para além do período de exposições. Literatura e web arte também ganharam bom espaço no evento.

“A Bienal é uma excelente oportunidade para se ter contato com o que há de mais contemporâneo no mundo da arte. Ao observar as obras, acompanhar as performances, visitar um museu, é possível cruzar fronteiras geográficas e expandir o repertório cultural. Este ano, a Bienal envolve toda a cidade, provocando as pessoas de um jeito diferente”, afirma o diretor-geral da Bienal, Luiz Ernesto Meyer Pereira.