Experiência de Marca

Bethesda processa Xreal por infrigir direitos autorais

A <em>publisher</em> abriu um processo contra o estúdio independente declarando que o jogo <em>mobile</em> "Fortress Fallout" infringe os direitos autorais da popular série de RPGs "Fallout".

A publisher Bethesda abriu um processo contra o estúdio independente Xreal, declarando que o jogo mobile “Fortress Fallout” infringe os direitos autorais da popular série de RPGs “Fallout”.

O cofundador do estúdio, o youtuber Jordan Maron – também conhecido como “CaptainSparklerz” – publicou um vídeo em seu canal sobre o assunto, reclamando sobre a ação da publisher, já que considera que as duas marcas sejam significativamente diferentes -“Fortress Fallout” é um jogo multiplayer em 2D de estratégia com modelo free-to-play ainda em desenvolvimento pela Xreal.

Bethesda-Demands-Fortress-Fallout-Change-Its-Name-to-Avoid-Lawsuit-473494-2

“Falamos com nossos advogados, e eles disseram ‘É, a Bethesda é uma companhia notoriamente litigiosa’, o que significa que eles nunca exitam em abrir um processo contra pessoas infringindo sobre suas marcas registradas, e eles também tem muito dinheiro, o que eu e meu sócio não temos no momento.”, declarou Maron.

“Então, essencialmente, estamos sendo forçados a mudar nosso nome, o que é uma pena, porque pessoalmente não acho que exista nenhuma confusão entre Fortress Fallout e a franquia Fallout. Não acredito que as pessoas veriam Fortress Fallout na App Store e dissessem: Ei, deve ser uma sequência da série Fallout.”, continuou o youtuber.

Maron comparou sua situação com a da Mojang (de “Minecraft”), que foi processada pela Bethesda em 2012 pelo jogo “Scrolls”, que segundo a representação legal da publisher poderia confundir o game com um título da série “Elder Scrolls”.

Eventualmente, as duas empresas entraram em acordo, mas o youtuber diz que não tem recursos financeiros e legais para tentar algo semelhante.