O terceiro Simpósio Internacional de Escultores em Bento Gonçalves reunirá dez escultores de diferentes países que, durante os 17 dias do Simpósio, esculpirão suas obras em blocos de pedra local, na Fundaparque.
O público poderá acompanhar todo o processo de criação das obras, com acesso gratuito ao evento. O Simpósio de Escultores acontece de 24 de outubro a 09 de novembro de 2014 ao ar livre, na Fundaparque em Bento Gonçalves. Para a edição de 2014, o diretor artístico designado é o escultor costarriquenho Aquiles Jiménez.
Os escultores convidados para esta edição são Jorge De Santiago, México; Kemal Tufan, Turquia; Márcia de Bernardo, Brasil; Michail Vouzounerakis, Grécia; Pablo Yactayo, Peru; Petre Petrov, Bulgária, Remigio Davila, Espanha; Sestilio Burattini, Itália; Tzeitel Henrnández, Costa Rica; Yoshin Ogata, Japão.
Foto: Juliana Pandolfo.
O Simpósio de Escultores tem o financiamento da Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul com patrocínio de Intral, Zen, Dellano, Imobras, Piva e Concresul. E apoio da Saltur Turismo, Rede de Hotéis Dall’Onder e Caminhos de Pedra. Sendo uma realização do Instituto Tarcisio Michelon.
As esculturas resultantes dos três simpósios integrarão o Parque das Esculturas, nos Caminhos de Pedra.
O Parque de Esculturas está sendo criado no roteiro de turismo cultural, “Caminhos de Pedra”, em Bento Gonçalves, ao lado do Parque da Ovelha. O Parque exporá as obras produzidas durante as edições do Simpósio, além de promover encontros com artistas, seminários e oficinas em diversos segmentos das artes plásticas e conter uma biblioteca de livros de arte.
Por intermédio de um documentário que está em fase de finalização, os visitantes em uma área interativa do Parque, terão a oportunidade de conhecer um pouco sobre a história de cada escultor e o processo de produção das obras em exposição. Cada obra foi minuciosamente registrada desde a escolha do bloco de basalto até a sua construção.
O documentário, que tem como título “Domadores de Pedra” é um dos projetos do Instituto Tarcisio Michelon financiado também por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul.
Veja o vídeo de apresentação: