Como é bom ser recebido de braços abertos, com um verdadeiro sorriso, seguido de um cafezinho feito na hora, pão de queijo e uma boa “prosa”. O povo belo-horizontino é mestre em carisma e hospitalidade.
Esse “jeitinho” de receber os visitantes e o empreendedorismo mineiro vem conquistando atenção, e faz da metrópole uma das maiores potências turísticas do Brasil.
Segundo dados da BHC&VB (Belo Horizonte Convention and Visitors Bureau), 43,6% dos visitantes brasileiros e 70,6% dos estrangeiros, permanecem na cidade pelos negócios a serem realizados.
A cidade possui 31 espaços locáveis que recebem em média quatro mil eventos anuais, quatro milhões de participantes, e movimenta cerca de R$ 393 mil por evento, o que gera receita de R$1,5 milhão para a cidade.
O Icca (International Congress and Convention Association) classifica Belo Horizonte (MG) como um dos principais destinos de eventos internacionais do País, e apresenta uma taxa de ocupação média de 80% dos principais espaços para congressos e feiras da cidade, chegando a 100% em determinadas épocas.
Com várias rodovias, dois aeroportos e localização geográfica privilegiada na Região Sudeste, Belo Horizonte vem, cada vez mais, se consolidando como integrante da rota dos grandes investimentos na linha do turismo de negócios.
Uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 14, a capital mineira conta com investimentos de R$1 bilhão em novos empreendimentos no setor hoteleiro e visa um aumento de 60% no número de leitos, gerando cerca de 60 mil novas vagas de empregos diretos até a data do evento.
O grupo americano Wyndham, um dos gigantes do setor hoteleiro com 15 marcas e mais de sete mil hotéis em seis continentes – em parceria com a empresa Vert – já está planejando seus primeiros projetos em terras mineiras.
A ampliação do Expominas, no bairro Gameleira, na região Oeste da cidade, e o edital de licitação para a construção do Centro de Convenções de Belo Horizonte (CCBH), também fazem parte dos projetos de crescimento já em andamento.
As estratégias de desenvolvimento do setor turístico estabelecidas nos últimos anos pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com órgãos privados e o Governo Estadual, são destaque nacional.
Um desses projetos em destaque é a abertura do “Espaço Minas Gerais” em São Paulo, afim de promover Minas Gerais para o mundo. Nesse espaço se realizam eventos, workshops e palestras, e divulga Belo Horizonte no maior polo econômico da América do sul.
Outro projeto de sucesso é o “BH Espera Por Você”, uma das maiores e mais bem preparadas campanhas turísticas do País, que tem o objetivo de promover a cidade como um destino de cultura, gastronomia, lazer e compras.
Se depender dos mineiros, Belo Horizonte já é o mais importante destino de turismo de negócios. Além de oferecer o que há de melhor em serviços, o visitante se surpreende com um dos mais importantes quesitos de um grande destino: seus valores humanos.
Fonte: Business Review Brasil.