A Capital gaúcha passa a contar com a hospedagem alternativa, o Bed & Breakfast (Cama e Café).
O termo de cooperação foi firmado no dia 13/02, pelo secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, com a presidente da Associação Brasileira de Bacharéis, Profissionais e Estudantes de Turismo (Abbtur/RS), Rita Michelon; o diretor-geral da Bed & Breakfast Brasil (B&B Brasil); Loris Capogrossi, e a diretora executiva da Noratur, Lenora Shinneider.
O objetivo é o fortalecimento do segmento em Porto Alegre. A modalidade promove maior interação do visitante com a cidade, por intermédio da convivência na residência onde estará hospedado.
Por meio da parceria firmada será realizado o cadastramento e a ação da oferta de unidades habitacionais em domicílios particulares, conforme o padrão nacional da matriz hoteleira, visando ao público da Copa do Mundo Fifa 2014 na Capital.
Para Moraes, Porto Alegre adotar o segmento é uma evolução da oferta, fruto do amadurecimento do mercado. “Há pouco tempo atrás não tínhamos nenhum hostel na cidade e hoje já são muitos, isso porque se viu a necessidade do mercado”, disse.
Para Capogrossi quem procura esse tipo de hospedagem está em busca de uma maneira diferente de intercâmbio, quer ter a vivência do morador. “E o anfitrião, por sua vez, interage mais com a cidade”, explicou.
A capacitação dos agentes envolvidos no processo, bem como a divulgação do segmento, está prevista no acordo. Rita Michelon ressaltou ainda a relevância da parceria oficializada. “É uma demanda latente no mercado brasileiro. Estamos com a equipe preparada, todos são turismólogos e farão o cadastramento das unidades habitacionais com qualidade.”
Para cadastrar uma unidade domiciliar é preciso acessar o site da B&B Brasil, clicar em “entre na rede” e preencher os dados. Após, uma equipe da Abbtur e Noratur realizará uma visita para verificar o local e classificá-lo de acordo com os pré-requisitos estabelecidos pela rede.