Live Marketing

.be Comunica faz balanço e comemora resultados de 2020

Nos primeiros meses de isolamento, com o mercado parado e incerto, a agência buscou estar mais próxima dos parceiros, clientes e fornecedores.

Mais do que um ano de aprendizados, 2020 foi um ano de transformações para a .be Comunica. Especializada em live marketing e comunicação, depois de um 2019 com cerca de 150 eventos realizados, diversas campanhas e crescimento na casa dos 40% em relação a 2018, 2020 prometia voos ainda mais altos.

“O ano começou acelerado, com novos projetos e a enorme expectativa de colocar em prática as ideias mirabolantes e maravilhosas que toda a equipe tinha para o novo ano.”, afirma Rodrigo Villaboim, sócio da agência. 

Confira as últimas novidades sobre live marketing aqui.

Leia também: O que é live marketing?

A equipe já tocava um projeto, com duração prevista de seis meses, que consistia em duas carretas circulando pelo país com uma exposição interativa, onde os visitantes se relacionavam com as peças e tinham uma experiência diferenciada. 

A pandemia chegou, a viagem parou, as carretas voltaram para a garagem e o projeto foi adiado.

Socios-da .be Comunica Rodrigo Villaboim, Cristiane Albuquerque e Meline Kechichian (Foto: Divulgação).

“Isso foi apenas o começo. O mundo todo parou e os lares ganharam funções de escritórios, academias, bares, restaurantes… Então, o que fazer? Foram muitas reuniões, muitas trocas de ideias, e, após algumas cabeçadas na parede, os caminhos para seguir em frente começaram a ser iluminados.”, lembra Villaboim.

Nos primeiros meses de isolamento, com o mercado parado e incerto, a .be buscou estar mais próxima dos parceiros, clientes e fornecedores. 

O primeiro passo foi fazer uma pesquisa junto a esses públicos para tentar antecipar tendências e oferecer aos clientes alternativas para otimizar os custos e continuar atendendo suas necessidades. 

O resultado, disponível no site, foi compartilhado, reconhecido no mercado e serviu de base para as primeiras ações da .be Comunica. Uma delas foi transformar o escritório vazio em um estúdio para transmissão de lives.

Com clientes importantes que não podiam parar suas atividades e precisavam orientar seus colaboradores sobre medidas de prevenção contra o Covid-19, a agência buscou se especializar no tema. 

“Nós nos mantivemos sempre atualizados e promovemos inúmeras campanhas de comunicação interna, que tiveram excelente aceitação. Esta iniciativa foi fundamental para nos aproximarmos ainda mais dos clientes e surpreendê-los positivamente em um momento que ninguém sabia ao certo qual caminho seguir.”, afirma a sócia, Cristiane Albuquerque.

A essa altura, as lives já dominavam o dia a dia da .be Comunica e se mostravam a melhor opção para contornar a perda de receita dos eventos presenciais, que responderam por 50% do faturamento em 2019. 

As “mágicas” criadas caíram no gosto dos clientes, era hora de explorar a nova expertise: A agência investiu na gravação de um vídeo institucional focado em liveswww.becomunica.com.br/belive – e os resultados vieram para suprir as lacunas deixadas pelos eventos presenciais.

Mas o principal ganho, segundo a diretoria da .be, foi incorporar o novo serviço no escopo da agência. “O live marketing cresceu, e, hoje, além de tudo o que já produzíamos, conquistamos um perfil multifacetado que trouxe novos clientes, que vão representar cerca de 15% do faturamento deste ano. Quem imaginaria conquistar clientes em um ano tão incerto?”, comemora a sócia de Rodrigo e Cristiane, Meline Kechichian.

O resultado pode ser explicado pela fórmula que a agência encontrou para as lives: Colocar as pessoas como protagonistas. “Se o contato pessoal acabou e a emoção do olho no olho não era possível, o destaque tinha que ser o Ser humano. Diretores, muitas vezes inalcançáveis, foram vistos por todos os demais funcionários, humanizando os conteúdos e prestigiando quem está por trás das empresas. E se nos eventos presenciais era possível reunir 1.500, 2.000 pessoas, nas lives o público chegou a 25 mil pessoas, como no caso da festa de fim de ano da Klabin, que ano passado reuniu ‘apenas’ 500.”, enfatiza Meline.

E se 2020 terminou em live, 2021 vai começar do mesmo jeito. A expectativa para o novo ano é otimista para a agência. “Mesmo atípico, este ano abriu muitas portas para o crescimento .be Comunica. Se no início da pandemia a redução da equipe foi inevitável, o momento agora é de contratações, pois os animados movimentos do mercado e a comprovada expertise em eventos presenciais e lives são o combustível que agência precisa para novas conquistas.”, finaliza Cristiane.