Experiência de Marca

Banrisul volta a investir na mídia

Após praticamente dois meses de atividades de marketing suspensas, o Banrisul voltará a investir em publicidade, de acordo com declaração do presidente do Banco, Mateus Bandeira. O retorno, por enquanto, se limitará a material de promoção comercial dos produtos da instituição financeira.

Após praticamente dois meses de atividades de marketing suspensas, o Banrisul voltará a investir em publicidade, de acordo com declaração do presidente do Banco, Mateus Bandeira. O retorno, por enquanto, se limitará a material de promoção comercial dos produtos da instituição financeira.

No final deste mês, a diretoria do Banco deve aprovar um planejamento “emergencial” de mídia para novembro e dezembro, bem como a estratégia de marketing para 2011. As diretrizes serão conhecidas dias 06 ou 08/11, quando o Banco irá apresentar os resultados financeiros do terceiro trimestre. Depois de lembrar que a suspensão foi uma iniciativa do próprio Banco, o dirigente confirmou os próximos focos dos projetos de marketing: “Em novembro e dezembro, voltaremos a contar com ações específicas de apoio à atuação comercial do Banco, anunciando nosso cartão de crédito e crédito imobiliário, por exemplo. A retomada de patrocínio a eventos culturais, esportivos e propaganda institucional, no entanto, ocorrerá apenas em 2011.”

A paralisação foi reflexo da reestruturação total do departamento de marketing anunciada como consequência da Operação Mercari, da Polícia Federal (PF). A ação desmantelou um suposto esquema que teria desviado R$ 10 milhões do Banco com superfaturamento.

A nova estratégia de marketing terá transparência e controle rígido no planejamento e execução das atividades e ações da área, mais alinhadas aos movimentos comerciais, afirma Bandeira. Segundo o executivo, antes mesmo da operação da PF, o Banco já vinha diminuindo os investimentos, que caminhavam para superar os R$ 99 milhões orçados neste ano: “No primeiro trimestre, gastamos R$ 40 milhões, no segundo, R$ 30 milhões, e o terceiro vai fechar em cerca de R$ 15 milhões.”

O presidente do Banrisul prefere não estimar os valores que devem ser investidos na área em 2011, mas garante que será o volume necessário para fazer frente à concorrência dos demais Bancos de varejo.

De outra parte, a equipe técnica do Tribunal de Contas do Estado (TCE) também começou  a elaborar o relatório sobre a inspeção especial realizada no Banrisul. O resultado da auditoria, relacionada ao departamento de marketing do Banco, deve ser entregue até o final do mês e irá apontar se houve falhas na condução da área.

Na quarta-feira, o TCE confirmou que o Banco pode pagar as despesas de serviços anteriormente contratados por outras empresas, com exceção das seis listadas como possíveis envolvidas no esquema. Essas companhias são a Selfur Serviços de Informação e Multimídia, Renove Mídias Alternativas, Conexão Sul Comunicação Visual, PDV, Painex e Q-Idea.

Fonte: Zero Hora