Todos os anos, a Bacardi inova ao promover ações de consumo responsável junto aos seus públicos, premiando, por exemplo, consumidores que frequentam bares e restaurantes sem carro.
A mais nova ação de marketing sustentável nesta área é fruto de uma inédita parceria com o aplicativo de trânsito Waze (entre as empresas do segmento de bebidas alcoólicas, é a primeira a realizar uma ação de conscientização no âmbito institucional). Toda ação foi idealizada e criada pela agência Peralta.
A campanha teve início no dia 22 de setembro – e duração de um mês – e vai funcionar da seguinte forma: quem estiver nos circuitos mais movimentados de bares e restaurantes de São Paulo e acessar o aplicativo, irá visualizar mensagens de incentivo ao consumo e à direção consciente.
Mensagem como “Dirija com cuidado – Se beber, vá de carona” é um exemplo do conteúdo que será exibido pelo aplicativo, sempre a partir do lema mais macro “Se beber, não dirija”. Hoje, segundo dados do Waze, 69% do seu público é formado por pessoas entre 18 e 44 anos de idade (uma parcela jovem da população), o que amplifica a importância da campanha.
A ação de marketing sustentável vai explorar áreas como Vila Madalena e Pinheiros; o cruzamento das avenidas Brigadeiro Faria Lima e Rebouças; a Avenida Paulista e a Rua Augusta; o bairro Vila Olímpia – no cruzamento das avenidas Engenheiro Luís Carlos Berrini com a Bandeirantes; Moema, na avenida Ibirapuera e também as regiões do Tatuapé e da Mooca.
Por atitudes como essa, entre outros atributos, a marca Bacardí tem se destacado no mercado.
Recentemente, a Bacardi no Brasil conquistou o prêmio Great Place to Work (GPTW) organizado pela revista Época e Editora Globo e entrou para a lista do instituto GPTW como uma das 30 melhores empresas de médio porte multinacional.
Segundo o vice-presidente da Bacardi no Brasil, Fabio Di Giammarco, “Ações como essa reforçam nossa responsabilidade junto a nossos públicos, desde os funcionários, que ao ingressar na companhia recebem uma cartilha sobre ‘consumo consciente’, até seus consumidores, que são impactados a partir de projetos como este.”, diz.
Responsabilidade Social da Bacardi no Brasil
Em maio de 2013 e em julho deste ano, estagiários da Bacardi Brasil realizaram uma blitz em diversos bares do País vestidos com camisetas personalizadas com a mensagem “Hoje o Morcego vai te dar uma carona” (o morcego foi utilizado no tema da ação por ser o símbolo da marca Bacardi) para conscientizar os consumidores sobre as graves consequências que a direção de veículos após o consumo de bebidas alcoólicas pode causar.
Além disso, buscaram incentivar o uso de caronas solidárias e também distribuíram cartões com contatos de empresas de táxi. Em São Paulo, a ação foi realizada na região do ABC. Os funcionários das regionais, presentes nas cidades de Rio de Janeiro e Recife, também participaram da ação em suas regiões e conseguiram impactar mais de 1.000 consumidores.
A responsabilidade social corporativa é uma prática global da Bacardi Limited. Em todos os países onde a companhia está presente são realizadas ações voltadas para o tema (além de ações voltadas à preservação do meio-ambiente. Por isso, a Bacardi Brasil criou mais esta ação que visa conscientizar as pessoas sobre o consumo responsável do álcool.