A época de Natal é a mais aquecida para o varejo. E, tendo em vista o clima de festividade, a chegada do 13º salário e a maior disposição para as compras, vale a pena investir na ambientação de pontos de venda para atrair a atenção do consumidor e impulsionar as vendas. É o que garante a AZ4 Group, referência nacional na produção de displays e materiais de merchandising para varejo. Para ajudar neste processo, a empresa elencou as principais iniciativas que podem ser implementadas pelos lojistas para conquistar o consumidor e aumentar o sucesso das lojas no período.
De acordo com dados do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), os trabalhadores brasileiros deverão receber cerca de R$ 84,8 bilhões de reais referentes ao 13º salário. Em 2009, mesmo com o impacto da crise econômica mundial, a expectativa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) é de que o Natal incremente um aumento de 6% nas vendas do varejo.
No ponto de venda, essa motivação se traduz pelo aumento da impulsividade e das compras não-planejadas. “Precisamos lembrar que mais de 75% das compras são decididas no ponto de venda, o que transfere também ao varejista e ao anunciante parte da responsabilidade pela escolha do consumidor”, afirma Christiany Zanotto de Sena, diretora comercial da AZ4 Group.
A empresa sugere investir na decoração natalina das lojas e gôndolas, baseada na criatividade e nos recursos disponíveis. Na opinião da diretora, as decorações tradicionais são bem-vindas, mas a atenção do cliente está condicionada a se prender no que é realmente diferente, portanto, vale firmar parcerias com anunciantes para recebimento de displays e outros materiais de merchandising que auxiliam na exposição do tema no ponto de venda. Peças de comunicação dos anunciantes com mensagens natalinas inseridas na decoração também ampliam o clima festivo e desoneram a loja.
As grandes redes têm mais opções de espaço para explorar a ambientação de Natal, segundo Christiany. Vale a pena investir em decoração customizada na rede, já que todo o material promocional poderá ser reutilizado no ano seguinte. “Uma árvore grande e bem enfeitada enche os olhos do consumidor e o transfere para o clima contagiante do Natal. Também é importante não esquecer da decoração de cada corredor e dos uniformes dos colaboradores, que dão uma grande diferença no resultado”, afirma.
Já para lojas com pouco espaço, a opção é decorar pontos naturais da loja, como pontas de gôndola, check outs e a entrada da loja, com bandeirolas e os demais enfeites tradicionais. Esses locais têm grande visibilidade e são pontos de trânsito obrigatórios dos clientes, o que amplia o resultado da decoração.
Outra opção ainda bastante em alta são as decorações com foco em sustentabilidade, preocupação cada vez mais comum entre os consumidores. Além de árvores de natal produzidas com material reciclado, as lojas também podem preparar novas roupagens de enfeites usados no Natal anterior, de forma a reciclá-los e reaproveitá-los.
“A loja pode até sugerir um concurso entre os funcionários ou entre as redes de lojas para premiar a melhor sugestão de decoração. Essa iniciativa, além de colaborar com o meio ambiente, incentiva os colaboradores a refletirem sobre o meio ambiente e a sustentabilidade. Final de ano é uma época de grandes gastos e essa sugestão fica interessante para se reproduzir na decoração natalina de casa”, completa.