Já imaginou cigarros sem etiquetas, sem qualquer imagem ou publicidade na caixa? Aparentemente isso está perto de acontecer na Austrália. O governo aprovou recentemente uma lei que proibe imagens de marcas em embalagens de tabaco. A partir de 2012 todas as caixas vão utilizar a cor verde oliva e logotipos padrão.
A medida coloca os australianos como primeira nação a verdadeiramente lutar contra o tabaco. Lá, desde 1990, já são proibidos anúncios publicitários e patrocínios. Enquanto isso, no Brasil, as empresas de cigarro poderão em breve voltar a patrocinar eventos.
A Philip Morris, que comercializa a marca Malboro, já manifestou-se contra a lei, sob o argumento de que a medida foi aprovada sem demonstrar ações efetivas contra o hábito de fumar, e que da forma como está viola a propiedade intelectual da marca e os direitos comerciais das empresas.
A lei estabelece, ainda, que as caixas de cigarros deverão conter 75% de seu espaço frontal e 90% do espaço posterior com informações sobre os riscos de fumar. De acordo com autoridades, morrem anualmente naquele país cerca de 15 mil pessoas por consequencia do uso de tabaco, gerando custos sociais e de saúde ao redor de 32 bilhões de dólares.
A Philip Morris detém 15% do mercado mundial, sendo que teve uma queda de 18% nas vendas do último ano. Na América Latina, México foi o país com maior declínio de vendas, que correspondeu a 10,3% graças ao aumento dos impostos sobre o produto.