Experiência de Marca

Aulas de natação e eletricistas 24h: Essa é a Conceito

Com um trabalho digno de uma agência que se notabilizou pelas ideias criativas, a Conceito teve um ano de 2011 cheio de sucesso e reconhecimento.

Com um trabalho digno de uma agência que se notabilizou pelas ideias criativas, a Conceito teve um ano de 2011 cheio de sucesso e reconhecimento. Nascida da ideia de Tony Coelho, um dos criativos mais premiados e reconhecidos do mercado Promo, articulista do Promoview, no espaço Promocitários, de que trabalhar como pessoa jurídica era o que fazia mais sentido, há quase 10 anos, criou a empresa apenas para poder emitir nota fiscal para as agências que o contratavam.

“Entendi que essa era a maneira perfeita de eu me manter motivado e ganhar mais. Primeiro, porque acho que um criativo que se acostuma com o trabalho assalariado, acaba burocratizando o que faz, tipo batendo o cartão da criatividade, fazendo o correto, o certinho, o de consenso, sem atritos com ninguém para manter o emprego e o salário do fim do mês. Eu vi, e ainda vejo, muita gente fazendo isso. Eu não queria isso pra mim. Queria ousar, ser responsável por meus erros e acertos, fazer diferente, inovar. Segundo, porque, emitindo NF, não comprometia minha remuneração final, na medida em que não onerava a folha dos contratantes e assim ganhava mais.” Conta o criativo.

Depois de trabalhar em duas agências com esse formato de remuneração, percebeu que poderia ir além. “Por que não ser freela para todas as agências, fechar com um grupo de freelas e terceirizar a criação de agências, já que eu criava para todas as ferramentas de Marketing Promocional, coisa que ninguém à época fazia, e ganhar muito mais?”, concluiu.

Aí surgiu a Conceito como empresa. Ele arregimentou um grupo de Designers, profissionais de 3D e redatores freelas (com alguns deles trabalha até hoje) e formou uma ‘tropa de criação”, como ele mesmo os define, e começou a atender agências.

No início foi dificílimo, porque ninguém entendia o que ele queria fazer. “Terceirizar minha criação? Nunca! Não faz sentido, diziam alguns de meus atuais clientes. Dois deles nem tem mais criação na Agência, exceto um Designer que nós mesmos treinamos para que ele tenha alguém para seu trabalho do dia-a-dia, mais rápido e pequeno, à mão. O pesado, a criação mais esmerada e técnica é feita na Conceito.” explica Tony.

Equipe Conceito: Fabio, Marquinhos, Tony Coelho, Valeria Coelho, Ronan e Zé Luiz.

O reconhecimento e os prêmios, então, se multiplicaram. O problema era, e ainda é, que 80% deles não davam crédito à Conceito, a agência, e sim a Tony Coelho, o criativo, porque o cliente entendia que não podia colocar na criação o nome de uma empresa. “Uma vez, numa premiação, subi quatro vezes ao palco, para receber Prêmios, por quatro agências diferentes, e quando desci, na última, um amigo criativo, publicitário, ao me parabenizar, falou baixinho no meu ouvido: Tony, parabéns, cara, mas não é legal ficar trocando de agência num único ano assim não. Escolhe uma e fica, pelo menos, um ano… Como eu ia explicar a ele?” comenta Tony Coelho. Por conta disso, a Conceito começou a vender criação para o cliente direto, apresentar ideias e Projetos ou participar de concorrências como parceira e, nesse caso, ter, na criação, no seu nome.

Foi aí que a chegada de Valeria Coelho, Diretora Geral da empresa e ganhadora do bronze no Produtores Promoview, foi fundamental.

Com passagem por Agências de Publicidade e Marketing Promocional como Contemporânea, Giovanni, VS, Doctor, Matriz Brasil, FGGA e SRCOM em várias funções, Valeria trouxe a expertise da Produção e da Gestão Administrativa para a Conceito, passando a atender os clientes, administrar o fluxo dos trabalhos e criando normas e procedimentos internos. Valeria comenta sua chegada:

“Eu brinco que cheguei para acabar com a festa dos meninos. Na verdade, o criativo tem, normalmente, um comportamento mais solto, expansivo e divagante. Natural numa atividade que tem a ideia e os pensamentos com bases de sua função, mas não fazem check list, dificilmente anotam as coisas, tem um fluxograma de trabalho, enfim, o controle das coisas é sempre fundamental para um empresa atender bem seu cliente final. O Tony, ainda tem um pouco do instinto empresarial e, na verdade, foi esse instinto que que fez a empresa crescer, mesmo sem um organização mais delineada. Cheguei esse ano como objetivo de realinhar a Conceito, prepara-la para novos desafios, tornando-a mais competitiva empresarialmente. E acho que temos tido um relativo sucesso em pouco tempo. Mas olhem bem, antes que os meninos queiram me matar, é bom frisar que a Conceito é uma empresa de ideias, de inovação e soluções criativas e o seu DNA não foi, nem será, alterado ou perdido, apenas precisava ser realinhada em razão do movimento do próprio mercado.”

Promotendências para AMPRO Nordeste.

Isso está claro em Projetos como o Promo Tendências, ganhador de Prêmios na ABP e no Colunistas, no grande show feito para o público do The Globes, reconhecido pelos próprios participantes como o mais criativo de todos os tempos, na Festa de Clientes e no 10, 20, 30, 40 para o Abastecimento da Petrobras, na identidade visual do Tempero do Forte, famoso Festival Gastronômico da Bahia e em Campanhas Digitais Institucionais criadas para a própria Agência e para o Promoview, além de outros tantos Projetos feitos para diversas Agências espalhadas pelo País, suas clientes, cujos nomes não podem ser divulgados por conta do contrato firmado, mas que são fruto da imensa capacidade criativa da Conceito.

Bailarina clássica que se transformou em porta-bandeira na ação realizada no The Globes.
10,20,30,40: Homenagem aos funcionários do Abastecimento da Petrobras.
Tempero do Forte: Festival Gastronômico para 2D.
Campanha digital para o Promoview.

2012 reserva surpresas, segundo o CEO, Tony Coelho. “Fomos procurados, e procuramos parceiros. Afinal, ante o mercado que se configura, a união de forças é um caminho natural. A Conceito é uma Agência com característica No Branded e os grupos de Comunicação, no Brasil e no mundo, tem formado ou buscado essa expertise, de maneira que foi natural sermos procurados, inicialmente, por algumas empresas na busca do nossa maior expertise. Entendendo esse movimento, também procuramos agências que se alinhassem aos nosso objetivos e para as quais pudéssemos agregar valor. Desses encontros surgirão coisas novas. Não temos pressa. Mas em 2012, será natural o caminho de fortalecimento. Aí a gente amplia as aulas e cursos de natação e contrata mais eletricistas”, sorri e conclui Tony Coelho.