As ações promocionais de bebidas energéticas têm sido associadas tão fortemente com esportes radicais que muitas pessoas, ao ouvir falar em determinadas modalidades, imediatamente as associam a marcas como Red Bull. O que significa que as estratégias têm sido bem sucedidas.
No entanto, a prática de beber energéticos não substitui outra vital para os seres humanos: a de beber água. Pensando nisso, um movimento saudável realizado por snowboarders profissionais convidou fãs para beberem mais água e menos energéticos nos EUA.
Bryan Fox e Austin Smith decidiram usar a rede para uma ação de marketing social contra as marcas de bebidas energéticas. Sua proposta, chamada de “We Drink Water“, inclui um logotipo simples, que começa a ser usado em suas roupas e equipamentos esportivos.
Por meio de um website, uma linha de merchandising da campanha, com camisetas, adesivos e equipamentos é vendido, com o fim de arrecadar fundos para organizações sociais e organizações sem fins lucrativos que buscam fornecer água limpa para comunidades carentes.
Os atletas disseram ao jornal The New York Times que a razão mais importante da sua oposição à promoção de bebidas energéticas, são os seus ingredientes, que incluem cafeína, taurina e grandes quantidades de açúcar.
Embora a Red Bull patrocine vários eventos relacionados com desportos radicais, incluindo alguns em que Smith e Fox vão competir este ano, a campanha combate a ideia da mensagem de quão grandes são os efeitos destas bebidas no desempenho dos atletas.
Como dados adicionais, relatórios do NYT informaram que em 2011 os lucros para as empresas de bebidas energéticas aumentou 10% em os EUA, e, desde 1984, Red Bull domina 40% do mercado naquele país.