Experiência de Marca

Atlantica Hotels promove engajamento com cidade virtual

Neste ambiente<em> on-line</em>, que tem acesso exclusivo para funcionários, podem ser encontradas informações sobre conquistas, desenvolvimento de carreira, personagens da organização, perfil das bandeiras e hotéis, ter acesso a cadastro de todos os colaboradores, entre outros.

Considerada uma ferramenta virtual estratégica, a “Cidade Atlantica”, composta por oito edifícios – Universidade, Prefeitura, Biblioteca, Associação de Moradores, Centro de Convenção, Hotel, Galeria da Fama e Medicina e Segurança do Trabalho – mais banca de revista e outdoor, permite ao colaborador se desenvolver profissionalmente, e, ao deparar-se com dados sobre a história e o legado da empresa, criar um sentimento de pertencimento e vínculo.

Neste ambiente on-line, que tem acesso exclusivo para funcionários, podem ser encontradas informações sobre conquistas, desenvolvimento de carreira, personagens da organização, perfil das bandeiras e hotéis, ter acesso a cadastro de todos os colaboradores, a chat e fóruns, dados de perspectivas, cenários, parcerias e estratégias de posicionamento mercadológico.

“É também um espaço democrático em que o colaborador pode interagir, postando fotos, momentos da carreira, conversar com outros profissionais da empresa, inclusive com o próprio CEO da Atlantica, ler ou escrever frases inspiradoras, compartilhar seus anseios e desejos, e, principalmente, atualizar-se”, diz Dináurea Cheffins, vice-presidente de Recursos Humanos da Atlantica Hotels.

Ainda segundo a executiva, o projeto, desenvolvido ao longo de seis meses, foi adequando-se até atingir totalmente o DNA da empresa. “Resultado disso é a imersão que o colaborador pode sentir ao entrar na Cidade Atlantica, reforçada pelos detalhes estéticos e visuais deste ambiente”, afirma.

Neste sentido, os valores de transparência e ética, nutridos pela Atlantica Hotels, o desenvolvimento profissional e o engajamento dos colaboradores foram alguns dos fatores que determinaram a necessidade de implantar esta ferramenta corporativa.

“Antes de qualquer coisa, estudamos o nosso público interno, suas expectativas e a partir daí, criamos elementos de atratividade para que a cidade não fosse apenas um instrumento tecnológico, mas, principalmente, que tivesse vida, utilidade e legitimidade para os usuários”, complementa Dináurea.

Universidade – Considerada um dos principais prédios da Cidade Atlantica, a Universidade permite ao colaborador ter acesso a mais de 100 cursos on-line, entre os quais alguns obrigatórios.

Neste espaço, é possível ainda conhecer a grade curricular  de cada função do corporativo e dos hotéis, visualizar livros para acompanhar os treinamentos, escutar um teaser sobre o programa “Eu Vou Além” e fazer agendamento para cursos presenciais por meio de um calendário individual.

Biblioteca – Com uma enorme coleção de manuais, disposta ordenadamente em seções, destinada à leitura e pesquisa dos colaboradores da Atlantica, esse edifício traz informações fundamentais sobre os padrões e processos dos departamentos de Operações, Serviços de Suporte Técnico, Recursos Humanos, Vendas e Marketing, Desenvolvimento, Controladoria e Finanças e principalmente sobre o Plano de Adequação e Sucessão que mostra a cada colaborador em que nível está o seu desenvolvimento de carreira.

Prefeitura Principal prédio corporativo, nesse ambiente pode-se saber qual é a Missão Atlantica, acessar os arquivos da área de Desenvolvimento, com dados sobre os hotéis administrados, os franqueados, hospedagem e a previsão de aberturas, e conhecer os Programas Atlantica, entre os quais há detalhes da longa parceria com a Childhood e o Human Sigma, que calcula o nível de engajamento do hóspede atrelado ao do colaborador.

Associação dos Moradores – Criada para manter uma interação mais próxima com os colaboradores da Atlantica, esse espaço tem caráter organizacional, assistencial, promocional, recreativo e educacional.

De forma a atender às necessidades do público interno, esse edifício traz anúncios, classificados, vagas, fóruns, chat, enquetes e o Clube Fast, loja virtual que dá descontos para os colaboradores da companhia.

Galeria da Fama – O Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos, concedido para a Atlantica Hotels pelo Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e pela Secretaria de Direitos Humanos da presidência da República em maio do ano passado é uma das inúmeras conquistas da rede listada nesse edifício. Entre outras premiações, estão ali guardados o President’s Awards, o Gold Award Choice, além dos colaboradores já homenageados em campanhas de vendas.

Hotel – Aqui encontram-se o código de conduta da hotelaria e todas as informações sobre cada bandeira administrada pela Atlantica, podendo ao colaborador fazer link para treinamentos específicos por marca.

Centro de Convenções – No salão do Centro de Convenções, há todos os encontros realizados pela Atlantica nos últimos anos, entre os quais estão o Encontro de Gerentes Gerais, Encontros de RH, Encontro de A&B e Encontro de Vendas. A Convenção Atlantica é destaque da página, com acesso às quatro últimas edições.

Medicina e Segurança do Trabalho – Atender aos colaboradores da Atlantica com qualidade, respeito, ética e transparência, estando comprometida com a melhoria contínua de seus sistemas de gestão. Esse é o objetivo desse edifício que disponibiliza manuais, formulários e guias.

Banca de Revista – Informativos departamentais, indicadores de Recursos Humanos, memorandos, relatórios estatísticos e canais de comunicação como “Atlantica e Você” podem ser lidos aqui.

Outdoor – espaço para propagação e divulgação de serviços.