Para consumidores ocupados, descontrair e relaxar significa ficar em hotéis à beira-mar, viajar para estações de esqui durante o inverno ou mesmo fazer uma ‘viagem’ curta até o cabeleireiro. E, para as marcas inteligentes, esta pausa para o estilo de vida agitado pode se converter em uma oportunidade para participar da diversão e contactar com estas pessoas quando elas estão mais abertas à conversa – e receptivas para uma fumegante xícara de café feito na hora, por exemplo.
Decidida a apostar na ativação de marca com consumidores no meio da neve, a marca de cafés norte-americana Green Mountain Coffee levou para as montanhas embaixadores com dispensadores de café. A princípio, uma ação simples e inédita para a marca, mas cujos resultados extrapolaram todas as expectativas.
A distribuição gratuita de copos de café quentinho aconteceu para quem estava esquiando ou mesmo apreciando a paisagem, para quem subia de teleférico ou para quem chegava de volta à base da montanha após muita velocidade, no esqui e no snowboard, e, claro, frio…
A ação promocional também se multiplicou em lobbies dos hotéis, resorts e pousadas de esqui em toda a região nordeste dos EUA. Para completar, sinalização em prateleiras de esqui e snowboard e mapas das estações de esqui garantiram reforço visual à campanha. Entitulado de “Programa Green Mountain”, nas ações foram distribuídas cem mil amostras de café e, como consequência, a empresa teve visibilidade de quase 19 milhões de impressões de mídia, reforçando seu posicionamento de “café de montanha”.
Para Roger Garufi, um dos responsáveis pela campanha promocional da Green Mountain Coffee, o sucesso da ação foi mesmo na distribuição de café quente no meio do frio. “Nós demos às pessoas algo que elas adorariam ter, no momento em que elas mais queriam, refletindo em conforto e uma excelente sensação de bem estar em Vermont. Ao mesmo tempo, elas apreciavam o belo cenário, em meio àquela atmosfera, enquanto experimentavam um dos grandes produtos típicos da região. Nós usamos um monte de imagens de Vermont em publicidade e marketing, porém sentimos que essa ‘mini-imersão’ de levar as pessoas até o ambiente que envolve nosso produto, além de ter o visual das montanhas nevadas para reforçar a imagem de marca foi fundamental para o sucesso da campanha. A confluência destes fatores auxiliou a promover o nosso negócio e, inclusive, o Estado de Vermont como destino turístico. Conseguimos, assim, promover uma experiência única e completa, associando o momento, a região e um produto”, complementa.
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