Experiência de Marca

Ativação da Samsung no Sónar vira vídeo na fan page

O vídeo foi produzido a partir de cenas captadas no festival, que aconteceu em São Paulo nos dias 11 e 12/05. A ideia é mostrar essencialmente a perspectiva do fã durante um festival.

A Samsung Mobile Brasil lança em sua página do Facebook, vídeo com trilha do hit “Helix”, do Justice. Ele foi produzido a partir de cenas captadas no Sónar 2012, que aconteceu em São Paulo nos dias 11 e 12/05. A ideia é mostrar essencialmente a perspectiva do fã durante um festival.

Para atingir este objetivo, a agência Cubocc hackeou celulares Samsung Galaxy X e os colocou em pares na região frontal de cada um dos três capacetes sci-fi usados por três pessoas presentes no evento.

Do momento em que acordaram no sábado, dia 12, até os instantes finais do festival, eles gravaram mais de 30 horas de tudo que seus próprios olhos viram no Sónar, por meio das câmeras dos celulares acoplados em seus capacetes, incluindo trechos da apresentação do Justice, que levou mais de 16 mil pessoas ao Anhembi.

O resultado do filme é um clipe com cenas captadas pelos três capacetes e por um olho observador que acompanhou os personagens durante o festival. Todo o material foi editado em um vídeo de 4:27 minutos.

Vale destacar que até então “Helix”, hit do álbum Audio, Video, Disco (2011), não tinha um videoclipe próprio. A dupla francesa, formado por Gaspard Augé e Xávier de Rosnay, autorizou o uso do música no clipe produzido aqui no Brasil.

“92% das pessoas passam o dia inteiro a menos de um metro e meio de seus aparelhos celulares, e isso chega a ser ainda mais perceptível quando falamos de frequentadores de festivais de música. Então por que não utilizá-lo para fazer a cobertura desse tipo de evento? Colocamos o Samsung Galaxy X em capacetes para que o material final, em primeira pessoa, realmente refletisse o que aconteceu fora dos palcos do Sónar. A ideia não era cobrir os shows, mas sim ir além: registrar a experiência visual, individual e emocional de quem estava ali para curtir.”, explica Giuliana Viscardi, uma das conceptors da Cubocc envolvidas na iniciativa.

Sónar: a day in life

Acordar com o celular grudado na cabeça, que grava o seu dia desde o início, como se você estivesse registrando um dia normal da sua vida sob a sua própria perspectiva. É assim que o filme começa: nas horas que antecedem o festival, mostrando pequenos momentos individuais de cada um dos três participantes desde que acordaram.

Seria só um filme com o conceito “a day in life” – se esse dia não fosse o dia do Sónar. As cenas dos shows procuram demonstrar exatamente o que os olhos do fã veem durante o festival, e ficam mais evidentes as suas emoções durante o grande show – euforia, amizade, felicidade, descoberta.

Engenharia Sci-fi

A ação foi possível graças a uma operação de engenharia. Os capacetes foram feitos com fibra de vidro e LEDs e levam dois celulares na região frontal: um com a câmera virada para fora, que grava, e um com a tela exposta, para que as outras pessoas possam se ver ao serem fotografadas ou filmadas.

Um terceiro Samsung Galaxy X, que fica na mão do usuário, possui uma aplicação que controlava os outros dois, fixos no capacete. Dois circuitos principais são responsáveis por controlar os celulares e também os LEDs de animação.

Confira o vídeo: