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Asas para os profissionais de marketing

É fundamental experimentar constantemente para conseguir fazer das hipóteses nos canais digitais verdadeiros casos de sucesso.

Asas para os profissionais de marketing


Kishnan Nedungadi

Todos os dias, as equipes de marketing são pressionadas a apresentar novas ideias para atingir os objetivos de negócio de determinada empresa. Os esforços são variados: novas campanhas, landing pages inovadoras, novas áreas no canal digital, reestruturação de menus e layouts dos canais já existentes.E no final do dia, os times sabem que o timing é crítico para o sucesso. 

Muitas vezes, não há tempo para esperar a área de TI fazer as mudanças necessárias e esperar o deploy no final da semana. Sendo assim, cada vez mais os times de marketing precisam adotar tecnologias que permitam velocidade nas transformações exigidas pelo mercado atualmente — soluções que ajam tempo real, sem a necessidade da TI. 

Uma pesquisa realizada pela Adobe Experience Cloud, chamada Digital Trends Report 2022, posicionou a agilidade, a confiança e a personalização como fundamentais para o Marketing este ano. A pesquisa, realizada junto com a eConsultancy, entrevistou cerca de 10 mil profissionais, consultores e líderes de marketing e TI, para entender onde eles concentrarão esforços para se manterem competitivos em 2022. 

Dos executivos entrevistados, 87% acreditam que as expectativas dos clientes foram refeitas digitalmente e que o sucesso da empresa é definido pela capacidade de resposta às mudanças. Isso pode ser comprovado pela nova forma de fazer negócios: 75% das empresas relatam um aumento no uso de canais digitais por clientes. 

Isso reforça ainda mais a necessidade de contar com tecnologias implementadas na área de marketing digital — um setor ocupado por pessoas de perfil criativo, autêntico e sempre disposto a gerar insights voltados para a transformação. Por natureza, são mentes capazes de criar soluções originais, abertas à inovação e a novas possibilidades. Por isso, precisam de asas para voar e dar forma à imaginação orientada ao negócio. 

Selecionar a tecnologia para atender a necessidade deste setor é uma das etapas mais difíceis. Em minha opinião, é importante a liberdade que os times têm para fazer as mudanças necessárias e agilidade que está sendo oferecida para atender o tempo necessário para evoluções. Além disso, é preciso considerar a flexibilidade da plataforma; ela necessita garantir que a criatividade dos profissionais seja preservada, acima de tudo. 

Outro ponto importante está relacionado à robustez da plataforma. Ela precisa dar suporte às mudanças realizadas pelo marketing, e não dificultá-las. Fundamental também é ter segurança para garantir que a solução não vai ser invadida, ao mesmo tempo em que mantém uma boa performance. 

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De acordo com o mesmo estudo mencionado acima, Os entrevistados classificaram a falta de integração entre sistemas de tecnologia, problemas de fluxo de trabalho e falta de habilidades digitais como as principais barreiras internas para oferecer excelentes experiências ao cliente. Cerca de 59% dos líderes digitais estão investindo em talentos e treinamento para tornar suas equipes mais produtivas. 

Outro dado interessante é que mais de 50% dos executivos aumentaram seus investimentos em plataformas que capacitam as equipes para atender clientes no complexo ambiente omnichannel de hoje. As tecnologias voltadas para a criação de melhores experiências para os usuários estão entre suas principais prioridades de gastos para 2022. 

Muitas das ideias apresentadas pelos times de marketing digital podem chegar a resultados excelentes, outras nem tanto. Mas o fato é que é fundamental experimentar constantemente para conseguir fazer das hipóteses nos canais digitais verdadeiros casos de sucesso. Só que a decisão de fazer algo que seja realmente positivo para o cliente depende de escolhas assertivas que só podem ser baseadas em dados e tecnologia. Sem eles, tudo fica mais difícil.

*Kishnan Nedungadi é CEO da Lumis