Ano Novo! Bom, tudo de novo?
Dependendo de como você entenda a frase acima, as coisas podem ser boas ou ruins. Porque o ano começa, mas as nossas mazelas tendem a continuar. Daí, resolvi dar uma de Prof. Astro e fazer PROMOVISÕES surpreendentes, com base na minha Bola de Cristal, que ganhei da última reforma feita no meu apartamento.
Um lustre, em forma de globo, com uma luz interna (tem bateria), que, quando acesso, me mostra o futuro. Meus olhos, depois de olhar fixamente para ela, vê “luzinhas” brilhantes e coloridas e aí surgem as mensagens. Superesquisito!
Então, eu pensei em escrever alguns textos, dois ou três, com as tais previsões que vi na noite do dia 31/12, depois de uma garrafa de espumante, uns 15 minutos de olhar fixo na minha bola de cristal e umas intuições. Vou mostrá-las, sugerindo “mandingas” e/ou soluções (pra algumas só mandingas mesmo) pra que você não me confunda com esses charlatões por aí.
A primeira Promovisão para 2012 é… Hummm! Vejo aqui na minha Promobola de Cristal que aparecerão mais Agências de Comunicação, muitas serão as que antigamente tinham o nome de Publicidade e Propaganda e se venderão, esse ano, como 360 (hhuumm misinfio. Senti um arrepio!) e de Comunicação Integrada. Daí, as Agências Promo (essa é de primeira) também vão se autointitular de Comunicação 360 e vão colocar uma imagem 360 na sala de espera só pra dar mais consistência ao nome.
Essa é surpreendente, espetacular. Novos Prêmios de Comunicação vão surgir. Uns serão criados, mas o que mais vai acontecer é que alguns que só premiavam Publicidade e Propaganda oferecerão mais categorias com nomes esquisitos como Eventos Promocionais, Ações Promocionais, Campanhas Promocionais, Promoção do Ano, Agência de Promoção do Ano, enfim, mais e mais ex prêmios de Publicidade vão se chamar de Comunicação.
Huuuuuuuuuummmmmmm, que arrepio foi esse. O quê? Huuummm. Tô vendo aqui. Pera aí. Olha. Pra julgar esses prêmios serão chamados experts como pessoal que fez MBA e tá no marketing do cliente, compras ou suprimento, publicitário, fornecedor, o amigo, do amigo, do amigo do cara que criou a Agência Promo “X”. Esse vai presidir o júri.
O problema será que terão que pedir à Ampro pra mandar um tradutor pra explicar alguns termos difíceis do regulamento como Ativação, Pontos de Contato, M.I.C.E, Ofertas monetárias e não monetárias, sampling e blitz, por exemplo, e qual a diferença entre Marketing Direto e Ação Promocional, se não é capaz de uma Agência de Publicidade ser a Agência Promo do Ano.
Bom, mas ninguém precisa ficar preocupado não. Primeiro, porque isso só vai acontecer esse ano e a gente sabendo antes pode mudar alguma coisa. Segundo, porque, de acordo com a minha bola e os Maias, o mundo acaba esse ano…
Ou não! Deixa eu ver direito essa bola aqui…