Confrontadas com consumidores cada vez mais experientes, que não raras vezes ignoram comerciais jogados diante de si, as marcas precisam encontrar novas formas de atingí-los e engajá-los
Ao colocar produtos no mercado para que sejam experimentados, estes deixam de ser meramente produtos e passam a ser serviços, mudando não apenas o conceito, mas também a relação com o processo de compra.
Um dos locais onde os novos conceitos de experiência de marca mais vem sendo testados em torno do mundo são os aeroportos.
A última moda em Paris, de moda não tem nada. Trata-se da oferta de produtos de graça, nos aeroportos Charles de Gaulle e Orly, com foco no feedback de potenciais clientes para o lançamento de novidades, permitindo, inclusive, ajustes antes mesmo destes “levantarem voo” no mercado.
Com este tipo de exposição, as marcas têm sua visibilidade amplificada, os aeroportos têm viajantes mais felizes, e os consumidores percebem as empresas como recursos de auxílio e empatia em seu dia-a-dia.
Experiências de Sucesso
No fim de julho de 2011, foi aberto o ‘Samsung SoundCorner’ no Aeroporto Charles de Gaulle. O espaço oferece entretenimento gratuito e música, em alcovas individuais equipadas com o tablet Samsung Galaxy.
No mesmo aeroporto, foi inaugurado um “Salão Vidéo HD”, em parceria com a Sony. O “minicinema” conta com cinco cadeiras de braço que possibilitam receber até duas pessoas cada. Estes espaços são equipados com uma tela HD Sony Bravia 40? e um PlayStation3.
Cada módulo tem um alto-falante direcional no seu topo e um controle remoto no braço da cadeira. Assim, é possível jogar games e assistir a filmes ou desenhos do canal Sony Entertainment.
As crianças também não foram esquecidas. Com um fluxo muito grande diariamente, em função da Disneyland de Paris, os aeroportos contam com uma área especial que lembra muito um parque de diversões antigo – com espelhos distorcidos, brincadeiras que estimulam a memória visual e diversas outras patrocinadas por um canal de TV local.
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