No elevado Presidente Costa e Silva, conhecido como Minhocão, em São Paulo, as árvores das proximidades ganharam vida. Sobre elas, foram projetados sete vídeos em 3D que revelavam expressões faciais de acordo com os índices de poluição locais, fornecidos pela Cetesb.
Assim, a ação de marketing sustentável da “Árvore que Sente”, criada pela agência Y&R para o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPE), com o objetivo de promover a Semana Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, deu mais vida às árvores.
“Ao direcionar nosso olhar para entender como as árvores se sentem, alertamos não só para a qualidade do ar da cidade, mas para mudanças climáticas resultantes de um modelo de vida que está levando ao esgotamento dos recursos naturais e à escassez de serviços ambientais de grande importância.” comenta Andréa Peçanha, gerente de Desenvolvimento Institucional do IPÊ.
A iniciativa também ocorreu na Praça Charles Miller. “Nosso foco de atuação é na floresta, onde já plantamos dois milhões de árvores que beneficiam também a vida das pessoas na cidade. É necessário que todos percebam essa conexão, e como as áreas verdes são fundamentais para uma melhor qualidade de vida.”, conclui Andréa.