Experiência de Marca

ArtRio quer fomentar o conhecimento da arte no País

Os números conquistados pelo evento em suas duas primeiras edições reforçam o enorme potencial do mercado brasileiro e a demanda por feiras e eventos ligados à arte.

Em sua terceira edição, a ArtRio – Feira Internacional de Arte Contemporânea do Rio de Janeiro conquistou o reconhecimento do mercado e hoje é vista como o mais importante evento do segmento na América Latina, e entre os mais relevantes do mundo.

Em 2013, confirmada para o período de 05 a 08/09 no Píer Mauá, a ArtRio dá continuidade a sua meta de fomentar o mercado de artes visuais no País e estimular a formação de novos públicos.

Píer Mauá.

Os números conquistados pela ArtRio em suas duas primeiras edições reforçam o enorme potencial do mercado brasileiro e a demanda por feiras e eventos ligados à arte. Em 2011, o evento contou com 83 galerias e recebeu público de 46 mil pessoas. Em 2012, esses números tiveram forte acréscimo, com a participação de 120 galerias e a visita de 74 mil pessoas.

ArtRio 2012.

O reconhecimento internacional do evento foi comprovado com a participação de renomadas galerias, como a Gagosian e a White Cube, destaque em jornais como o Finantial Times, New York Times e Washington Post, e a visita de importantes colecionadores internacionais.

Realizada pelos sócios Brenda Valansi, Elisangela Valadares, Alexandre Accioly e Luiz Calainho, a ArtRio 2013 vai atuar em conjunto com a Secretaria de Cultura, museus, instituições de ensino, curadores de coleções privadas e galeristas para o aquecimento e solidificação do mercado de arte no País.

“A ArtRio tem como principal missão fomentar o mercado de arte no País. Queremos mostrar como a arte nacional é capaz de fazer diferença não só no Brasil mas mundialmente. É preciso reconhecer o valor dessa arte, e todo o universo que se movimenta a seu redor. Para isso, a arte tem que estar no cotidiano das pessoas o ano inteiro.”, indica Luiz Calainho.

ArtRio – Seleção e Participação das Galerias

As galerias participantes da ArtRio passam pela aprovação de um comitê curatorial, formado anualmente, que analisa diversos pontos como relevância em seu mercado de atuação, artistas que representa – com ou exclusividade ou não -, número de exposições realizadas ao ano e participação em eventos e/ou feiras. O Comitê 2013 é formado pelos galeristas: Alexandre Gabriel, Anita Schwartz, Cecília Tanure, Greg Lulay e Matthew Wood. As inscrições podem ser feitas até o dia 20/02.

Mercado de Arte no Brasil

Uma pesquisa da Associação Brasileira de Arte Contemporânea (Abact), realizada em 2012 em parceria com a Apex-Brasil indicam o crescimento de 44% do volume de negócios envolvendo arte contemporânea no País somente nos últimos dois anos.

A pesquisa teve a participação de 32 galerias e revelam outros dados do setor:

Cada galeria represente hoje, em média, 24 artistas.

48% dos artistas representados por galerias brasileiras estão presentes em coleções internacionais.

Cerca de 18% desses artistas são representados também por galerias internacionais.

66% das vendas de obras de arte para brasileiros são para colecionadores.

Apenas 8% das vendas estão direcionadas para instituições nacionais.