Estudantes de artes visuais, design gráfico e comunicação participam dos Seminários Educativos do 31º Arte Pará, que irá capacitar monitores para receber o público durante as mostras que compõem o Salão.
O primeiro encontro aconteceu na manhã do último sábado (1º/09), no auditório da TV Liberal, com palestra de Vânia Leal, responsável pela curadoria educacional do projeto.
Segundo a curadora educacional, a cada ano é maior o interesse pela monitoria, reflexo do investimento da Fundação Romulo Maiorana no aspecto educativo do Arte Pará. Somente neste ano, foram 77 inscritos.
Eles participarão de encontros semanais com curadores, educadores, artistas e críticos de arte até o dia 06/10. Ao final do processo será realizada uma avaliação para compor a equipe de monitores.
“O principal foco dos seminários é discutir a mediação cultural em espaços de arte contemporânea”, explica Vânia Leal, acrescentando que todos os participantes receberão material didático e certificado. “Para os estudantes, é uma oportunidade de ampliar o repertório e ter contato com os museus como grandes laboratórios da arte”, complementa.
Lucas Melo, 20 anos de idade, aluno de design gráfico, diz que participar da monitoria do Arte Pará será uma experiência gratificante: “Será meu primeiro contato mais íntimo com um salão de arte, que antes era restrito à visitação”. Lucas conta que descobriu nas aulas de História da Arte um interesse pelo assunto que até então não conhecia: “Descobri que o campo da arte é algo fantástico”.