Experiência de Marca

Arte do grafite sai das ruas e vai para as vitrinas

A Vitrina & CIA, empresa especialista em visual merchandising no Brasil há 25 anos, implementa dessa vez, cases interessantes que evidenciam a atitude e personalidade da cultura urbana no ponto de venda. O reconhecimento do hip hop, do grafite e do skate, dá forças à cultura de street art e vira conceito de campanha de marcas internacionais, como o caso da Ray Ban.

A Vitrina & CIA, empresa especialista em visual merchandising no Brasil há 25 anos, implementa dessa vez, cases interessantes que evidenciam a atitude e personalidade da cultura urbana no ponto de venda. O reconhecimento do hip hop, do grafite e do skate, dá forças à cultura de street art e vira conceito de campanha de marcas internacionais, como o caso da Ray Ban.

Com um lifestyle que resgata o passado, a marca se apropria do estilo retrô, como os óculos Wayfarer, modelo que fez história ao surgir na década de 50 e há pouco voltou à cena fazendo um estrondoso sucesso entre as celebridades e o público em geral. A cada nova estação são lançadas belas campanhas para reeditarem modelos clássicos, sempre trazendo diferenciais que vem atualizar os modelos originais.

No mês de setembro, a Vitrina e Cia cria displays que evidenciam a trilogia do underground, do grafite e do retrô para atrair a atenção do público da Ray-Ban, que engloba pessoas modernas, ávidas por arte independente e cheias de estilo. E a partir desta inspiração, a marca convidou artistas plásticos renomados para a criação de estampas para armação de óculos, as quais viraram conceito da campanha “rare prints”, dando origem a projetos como este, desenvolvido para o ponto de venda:

Uma outra notável vertente da cultura urbana são os sneakers. Ainda para o verão, a marca Oakley terá um lançamento especial de uma linha de sneakers que sai em outubro. Este é um mercado interessante, onde colecionadores e fanáticos por tênis são o principal target, refletindo uma tendência mundial. Modelos “retrô” e coloridos, fazem essa tribo consumir até 30 pares de calçado ao ano. Um simbolismo à personalidade, os sneakers representam a democracia, já que todos os tipos de pessoas usam tênis, cada um em seu estilo diferente.

Pela pesquisa realizada no final de 2009 com os usuários cadastrados no maior portal de sneakers do Brasil, o perfil, em sua maioria, são homens, entre 15 e 35 anos de idade e compram habitualmente em lojas on-line.

Pela cultura sneaker ser extremamente ligada à música, a Vitrina & CIA criou vitrinas institucionais que “contam uma história” ao público da Oakley, unindo a música aos novos modelos de sneakers.