
O tradicional cortejo do Arrastão do Pavulagem, realizado anualmente em Belém nos últimos três finais de semana de junho e o primeiro de julho, vai contar com o financiamento coletivo para ocorrer em 2015.
Sem patrocínio, os músicos do grupo lançaram a campanha de crowdfunding para garantir que a manifestação da cultura popular se mantenha viva. A meta é arrecadar R$ 100 mil até o dia 29 de junho.
Segundo o Instituto Pavulagem, a falta de patrocínio se deve ao momento delicado que a economia do país atravessa e que atingiu o setor cultural com a redução dos orçamentos no apoio a projetos.
Para chamar a atenção do público para as doações, serão realizadas ações nas redes sociais, shows e ensaios abertos, e uma carta aberta do grupo foi divulgada esta semana para apresentar a campanha.
“O Arrastão do Pavulagem é um patrimônio nosso, do povo paraense. A história de muitas e muitas pessoas, de várias gerações, está entrelaçada com os bons momentos de participação nos cortejos e nas atividades anuais do Arraial do Pavulagem. É baseada nessa relação afetiva, construída ao longo desses 29 anos, que acreditamos poder superar as dificuldades deste difícil ano, para todos nós, brasileiros. É uma parceria comunitária, que busca a preservação de uma das manifestações mais representativas da Amazônia. E qualquer cidadão do mundo, que more em qualquer região do planeta pode contribuir, venha junto conosco, participe.”, diz Junior Soares, um dos organizadores do Arrastão e fundador do grupo.
Para participar, basta escolher um dos valores disponíveis na internet e pagar por meio do cartão de crédito, débito em conta ou boleto bancário. Como uma compra antecipada, quem financia ganha um kit exclusivo do Pavulagem como recompensa, mas o brinde só é entregue se as metas foram atingidas.
Ativação e Show
A ativação já está circulando e nesta sexta-feira (15/05), a banda Arraial do Pavulagem faz um show aberto, a partir das 20h, na sede do Instituto, localizada na avenida Boulevard Castilhos França, 738, Campina – e convida para a construção coletiva o recomeço do Arrastão do Pavulagem e a continuar a trajetória colorida e festiva que marca a relação com a cidade.
O Arrastão
Criado em 1987 pela banda Arraial do Pavulagem, o cortejo celebra uma das festas mais populares da cultura brasileira, em que são homenageados os santos católicos milagrosos: Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marçal, reverenciados com o fogo das fogueiras de rua que simbolizam os ritos arcaicos pagãos ligados à colheita farta, à proteção e à fecundidade.
O Arrastão contribui para manter viva a memória oral tradicional, e partilha com o público a herança do folguedo do boi-bumbá, as bandeiras de santos, o mastro, os bonecos cabeçudos, os ritmos, cores, danças, cantos e cheiros característicos da região em uma festa que inunda de alegria e cor a Capital paraense.