Garantir que as empresas tenham uma marca gráfica e outra “aromática” registrada legalmente é um dos objetivos do Scent Marketing Institute, de Nova York. A organização parte do princípio de que as pessoas guardam excelentes lembranças olfativas, e que as marcas podem se beneficiar deste sentido ainda pouco explorado.
Lembra do aroma daquele dia na praia, quando criança? E do cheiro do sanduíche que a avó, a tia ou a mãe faziam? Há também os cheiros da escola…
Estes e outros trazem sempre memórias associadas e a ideia é que as marcas também tenham um cheiro para marcar presença entre os demais aromas que experimentamos ao longo da vida e que nos garantem boas recordações.
O Scent Marketing Institute é um centro dirigido por profissionais de marketing olfativo, ou scent marketing. Este grupo de pesquisadores está trabalhando com a Universidade de Las Vegas, com o intuito de combinar as pesquisas acadêmicas e a experiência de mercado.
Após as experiências serem feitas, o objetivo será propor que cada empresa tenha uma logo, um jingle e uma marca olfativa registrada. Estes cheiros associados a cada marca serão uma combinação de aromas que as diferencia dos seus competidores oferecendo uma experiência prazerosa aos clientes.
O olfato está diretamente relacionado com a memória. Uma vez que “aprendemos” sobre um determinado aroma, toda a vez que o experimentarmos lembraremos daquela marca ou produto. Já existem sistemas de aromas que podem ser conectados a ar-condicionado ou sistemas de aquecimento de prédios. Há também sistemas para envio de aromas pela internet.
Ainda, alguns hotéis e empresas já possuem aromatizadores que mantém o ambiente agradável dia e noite. Por que então não utilizar este potencial para trazer resultados palpáveis quando chega a hora da venda, em outras áreas do mercado?